• Início
  • Ciência das Religiões: uma área de futuro

Ciência das Religiões: uma área de futuro

A Área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona é o único espaço académico em Portugal com total isenção religiosa. Confere uma formação sólida reconhecida; competências e conhecimentos em âmbitos específicos e fundamentais para investigadores no vasto campo dos estudos sobre o Fenómeno Religioso, preparando profissionais altamente qualificados, capazes de acrescentar valor como técnicos e quadros superiores, peritos, docentes e formadores, num leque muito variado de áreas de actividade.

Actividades 2013/2014

A qualidade da produção científica espelha-se na Revista Lusófona de Ciência das Religiões, assim como nas edições – próprias ou em parceria – que percorrem muitas problemáticas pertinentes para quem se debruça sobre o “religioso”.

O Mestrado em Ciência das Religiões, recentemente avaliado pela A3Es com a classifcação máxima, encontra-se em franca consolidação em POrtugal, e a lançar uma vasta gama de parcerias com instituições brasileiras, abrindo novas oportunidades aos dois lados do atlântico e aprofundando-se, assim, o sentido de Lusofonia.

O universo religioso sofre actualmente metamorfoses profundas: à medida que os espaços humanos se tornam cada vez mais multiculturais, o conhecimento das religiões assume um contributo fundamental para o aprofundamento da cultura democrática.

A globalização e as migrações criam choques culturais que tornam indispensável o conhecimento das várias tradições religiosas, o que implica que os estudos de Ciência Política e de Relações Internacionais e de outras áreas das ciências sociais dêem uma renovada atenção à Ciência das Religiões.