Cátia Henriques Mourão Rodrigues

CV DeGóis Edições Online


cmourao@fcsh.unl.pt

Grau Académico

Doutoramento

Vínculo à ULHT / Àrea de Ciência das Religiões

Investigadora Associada

Áreas de Investigação

História da Arte; Iconografia e Iconologia; Arte da Antiguidade Clássica e Tardia

Apresentação

Cátia Mourão (nome sob o qual publica) é Doutora e Mestre em História da Arte da Antiguidade e Licenciada em História/Variante de História da Arte, com o percurso académico inteiramente desenvolvido na FCSH/NOVA.

A sua investigação tem-se centrado na iconografia e iconologia clássicas, contemplando os desenvolvimentos da imagens e dos seus significados desde a Antiguidade até à actualidade.

É Assessora na área da Cultura na Assembleia da República, Investigadora Integrada e Membro da Comissão Cientifica do Instituto de História da Arte da FCSH-UNL e Membro da AIEMA (Association International pour l‘Étude de Ia Mosaïque Antique).

Tem organizado encontros científicos de História da Arte da Antiguidade, co-comissariado exposições de Arte e participado em cursos livres, seminários académicos, colóquios científicos e equipas de investigação internacionais, contando com numerosas publicações individuais e colectivas, nacionais e estrangeiras.

Percurso Académico

Licenciatura em História/Variante História da Arte pela FCSH/NOVA; Mestrado e Doutoramento em História da Arte, com especialização em Antiguidade, pela FCSH/NOVA; Membro Integrado do Instituto de História da Arte da FCSH/NOVA e da respectiva Comissão Científica; Co-coordenadora do Grupo de Investigação em História da Arte da Antiguidade; Conferencista nos Seminários Internacionais sobre Mosaicos Romanos da Universidad Carlos III de Madrid