• Início
  • Linha de Investigação em Cosmovisões da Ásia

Linha de Investigação em Cosmovisões da Ásia

Coordenação: Prof. Dr. António Faria

Contacto: p901632@ulusofona.pt; namarupa53@gmail.com; afaria.ulusofona@gmail.com;

Apresentação e objectivos:

O Centro de Investigação da Área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona (CICMER) integra a Linha de Investigação “Cosmovisões da Ásia”, que pretende cientificamente contribuir para o aprofundamento, intra e inter-relacionamento de múltiplas cosmovisões do continente asiático assim como os seus reflexos em todo  o planeta. São assim convocados todos os investigadores a contribuirem para um aprofundamento do que está em causa, gerando produção científica para que, desse modo, se possa contribuir para uma ecosofia verdadeiramente humana porque planetária.

Assim, são agora constituídas as seguintes Unidades:

Investigadores:

  • António E. R. Faria
  • Henrique Machado Jorge
  • José Barreno
  • Vanessa Sirvain
  • Mariana Branco
  • Mariana Nunes
  • Joana Oliveira
  • Amândio Figueiredo

Projectos de investigação:

  1. Tradução – «太上老君說常清靜妙經纂圖解註», TAISHANG LAOJUN SHUOCHANG QINGJING MIAOJING – MARAVILHOSO CLÁSSICO DA PUREZA E DA TRANQUILIDADE, Tal como transmitido pelo Senhor Supremo LaoJun – Prof. José Barreno
  2. SHINTŌ, RITUAIS E PURIFICAÇÃO: O PAPEL DO INDIVÍDUO NO CICLO DE “DESORDEM” E “ORDEM” – Dissertação de Mestrado – Mariana Nunes
  3. A Presença da Escola Yogãcãra no Sistema Mahãmudra Tibetano, seg. Traleg Kyabgon Rinpoche – António Faria

Seminários de Mestrado:

1º Seminário de Mestrado – Daoismo: de Filosofia a Religião. Uma leitura de matriz cristã;

2º Os 3 Venenos na via do Dao e no Dharma do Buda

3º Seminário Vazio, Vacuidade, Silêncio e Contraponto Teísta: Libertação e Olhares sobre o que não é dizível.

4º Seminário de Mestrado – Modelos de Inconsciente: “Inconsciente Coletivo/Individual em CGJ” e “8ª Consciência, na Escola Yogācāra”

Encontros, Conferências, Palestras  e Cursos:

2015 – Budismo c/ Sorriso (na S.H.I.P.); Curso de Religiões Comparadas/Curso Geral 1; Sociedade Histórica da Independência de Portugal; Academia Lusófona Luis de Camões.

2015 – Hinduísmo c/ Sorriso (na S.H.I.P.); Curso de Religiões Comparadas/Curso Geral 1; Sociedade Histórica da Independência de Portugal; Academia Lusófona Luis de Camões.

2016 – “Tertúlias Oriente” – Exposição das Sampradāyas (Linhagens), Práticas e Mesa Redonda: aprofundamentos; Via do Dao (ADP) e Yoga (CPY).

2016 – “Tertúlias Oriente” – Exposição das Sampradāyas (Linhagens), Práticas e Mesa Redonda: aprofundamentos; “Arte de Viver” e “Hare Krisha”

2016 – Palestra: “O Fundo Religioso da Ciência na Índia Clássica e Medieval – O Fundo Científico da Religião e o Fundo Religioso da Ciência; Engº Yoel Vera, Universidade de Madrid; L.I.C.A. –  IEVO.

2016 – Curso Livre: Cultura Indiana Através de Biografias – Explorando as Religiões e Culturas  da Índia a partir de Narrativas de Vida (30h); Prof. Kenneth Valpey, Oxford Center for Hindu Studies; Oxford, UK; L.I.C.A.- IEVO.

2016 – Sobre o “hinduísmo” – Colóquio sobre Religiões, Colégio Monte Maior, Loures.

2016 – Paz e Meditação: Um Caminho que Devemos Percorrer? VI Jornadas de Yoga – Yoga, Paz e Espiritualidade, Federação Portuguesa de Yoga, Lisboa, Fundação Oriente.

2016 – Paz e Meditação: Condições para o seu Estabelecimento; Brahma Kumaris, Dia Internacional da Não Violência.

2017 – Curso “Orientes na Verney” – 4 Módulos: Sanãthana Dharma, Dharma do Buda, Via do Dao (ADP) e Yoga (FPY).

2017 – Lack: Paz e Sujeito-Mundo; Colóquio Paz na Inter-diversidade, Para um Pragmatismo Acolhedor – Assembleia Municipal de Lisboa.

2017 – Dojo Zen de Lisboa – Participação na Mesa Redonda: Desafios em Reflexão: Paz e o Diálogo Inter-Religioso; moderação de Paulo M. Pinto, in Colóquio “A Paz na Interdiversidade, Para Um Pragmatismo Acolhedor“, Fórum Lisboa, Assembleia Municipal de Lisboa.

 Actividades ADP e L.I.C.A.

2016 – Palestra “Daoismo”, Mestre Huang Shizhen, Abade do Templo de Qing Huagong, Xi’an, China;

2017 – Reunião sobre Meditação Daoista, na Universidade Lusófona, com o Mestre Huang Sheng, Universidade de Pequim;

2016 – Seminário de Hanzi Taiji, Taichi da Caligrafia Chinesa, com Prof. Li Chaobin, responsável pelo departamento de YangSheng, Saúde e Bem-estar, da Universidade de Pequim.

2016 – Palestra: Linhagens Daoistas, Vanessa Sirvain e Mariana Branco, in “Tertúlias Oriente”

2016 – Aula sobre “Daoismo”, no âmbito da Disciplina de Mestrado (Religiões e Culturas da Ásia), Prof. José Barreno;

2017 – Participação na Mesa Redonda: “Desafios em Reflexão: Paz e o Diálogo Inter-Religioso”; moderação de Paulo M. Pinto, in Colóquio “A Paz na Interdiversidade, Para Um Pragmatismo Acolhedor“, Fórum Lisboa, Assembleia Municipal de Lisboa.

2016 – Estabelecimentos de contactos entre as universidades de Taiwan, nomeadamente, Universidade Nacional de Taiwan e Universidade Normal de Taiwan, e a L.I.C.A./ACR/ULHT.

2016-17 – Reuniões semanais de preparação e estudo da cultura Daoista; acompanhamento da tradução do Maravilhoso Clássico da Pureza e da Tranquilidade.

2016-17 – Participação no 2º e 3º Seminário de Mestrado (Prof. José Barreno).

Publicações:

2016 – O Mosteiro Budista de Monchique; in Lugares Sagrados De Portugal – Espaços de Proteção e Harmonia, Edição Círculo de Leitores, Volume I, Lisboa, pp 148-153.

Pós Graduações

  • Dharma do Buda, Yoga e Sânscrito (a decorrer)
  • Yoga na 3ª Idade (em preparação; parceria com a FPY)
  • Ética Profunda Aplicada (em preparação)

Instituições Protocoladas

  • Ecos do Oriente – Associação Filosófico-Cultural

Parcerias Privilegiadas

  • Associação Daoista de Portugal
  • Federação Portuguesa de Yoga
  • União Budista Portuguesa
  • Dojo Zen de Lisboa
  • Budismo Theravada da Floresta
  • Casa de Goa