Skip to main content
universidade lusófona
Notícias

Call for papers para o 1º Congresso Internacional Lusófono sobre Esoterismo Ocidental

22 junho 2016

Está a decorrer o call for papers para o 1º Congresso Internacional Lusófono de Esoterismo Ocidental, que em Lisboa reunirá, entre os dias 7 e 10 de Maio de 2016, investigadores dos países falantes de português e de outros de países não lusófonos.

Este evento, de importância fundamental para a atualidade dos estudos sobre o Esoterismo Ocidental, é uma iniciativa conjunta lançada pelos programas de pós-graduação de várias universidades brasileiras, portuguesas e espanholas.

Cada proposta de comunicação deverá ter devidamente identificados os autores (nome, instituição e email) e deverá incluir:

  • Um resumo em português, ou espanhol, e em inglês, com máximo de 1500 caracteres com espaços
  • Quatro palavras-chave
  • A indicação do painel/simpósio temático em que se insere

A avaliação das propostas de comunicação será feita tendo em conta os seguintes critérios:

  • Adequação ao tema geral do Congresso e do tema do simpósio onde se insere
  • Explicitação da problemática e sua relação com os objetivos do estudo
  • Descrição concisa da metodologia
  • Apresentação dos Resultados

As propostas de comunicação deverão ser enviadas, numa das temáticas dos painéis/simpósios, até dia 29 de fevereiro, para congresso.esoterismo@ulusofona.pt

Após revisão das propostas os autores receberão no seu email a decisão da Comissão Científica.

O Esoterismo Ocidental constituiu-se durante as últimas décadas um indiscutível campo de conhecimento académico, fundamental para a compreensão da História das Ideias.

O Esoterismo Ocidental pode ser definido como um "padrão de pensamento" com as suas raízes na filosofia helénica, em particular o Gnosticismo, Hermetismo e Neoplatonismo.

Este congresso pretende aprofundar a definição e delimitação científica do Esoterismo Ocidental enquanto disciplina académica e explorar as várias expressões que estas tradições foram tendo ao longo da história até à atualidade.

As inscrições devem ser efetuadas até ao dia 31 de Janeiro de 2016.

www.heso.ulusofona.pt