Colóquio sobre legado do al-Andalus (Silves, 21 out.)

«Al-Andalus – O Legado que perdura», eis o título do Colóquio que o Centro de Estudos Luso-Árabes de Silves (CELAS) a 21 de Outubro, das 9.30 às 19.00 horas, na Sede do CELAS, Casa da Cultura, Largo da República, em Silves.

A comunicação de Fabrizio Boscaglia é intitulada «O Islão na literatura e no pensamento português: do Romantismo a Fernando Pessoa».

Neste evento, serão abordadas diversas vertentes desse legado, por reconhecidos estudiosos e arabistas oriundos de Portugal e do estrangeiro, como Adalberto Alves, Frederico Paula, Renato Santos, Fabrizio Boscaglia, Mostafa Zekri, Abadallah Khawli, Júlio Navarro e Pedro Jiménez Castillo, que apresentarão comunicações incidindo sobre a influência da cultura árabe-islâmica na cultura portuguesa, nomeadamente, na poesia, na literatura, na religião, na história, na arquitectura, na arte.

Será também apresentado, por Catalina Bejarano, o projecto ibérico, “INTRÉPIDA”, da responsabilidade da Fundação Três Culturas, de Sevilha, do qual o CELAS é um dos parceiros.

O evento é apoiado pela Direcção Regional de Cultura do Algarve, Câmara Municipal de Silves, Associação de Estudos e Defesa do Património de Silves, CLA de Silves / Universidade Aberta, Fundação Três Culturas – Sevilha e Área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona.