Skip to main content
universidade lusófona
Notícias

Confissões Cristãs tomam posição face ao uso da Bíblia em relação a situações de subalternização da Mulher

2 novembro 2017

Porque a academia deve ser ativa na cidadania

Há momentos em que, de forma inesperada, se criam situações que nos obrigam a definições de civilização. É possível deixarmo-nos andar pelos momentos mais normais da nossa vida em sociedade, deixando que se criem equívocos, exatamente porque nada acontece que obrigue as instituições e os seus representantes a uma tomada pública de posição.

Mais que nos empurrar para essa indefinição, esta tão comum “normalidade” é o terreno fértil para que se criem mal-entendidos e para que o comum do cidadão, não encontrando esclarecimento, se deixe enredar em visões que catalogam, por exemplo, o universo religioso como retrógrado, conservador, antissocial, contra a Dignidade e os Direitos Humanos.

O recente facto, o já famoso acórdão que usa o texto bíblico como justificação para que seja atenuado o olhar e mesmo o grau de culpa num quadro de violência doméstica, merece um esclarecimento no sentido de colocar, sem indefinições, as confissões cristãs na sua relação com a contemporaneidade.

Empenhada no diálogo com as Religiões, a área de Ciência das Religiões não podia deixar de apelar às confissões cristãs, as que se podem sentir visadas por esta atitude um juiz que usa a religião como ferramenta de intolerância, para nos transmitirem a sua posição, a sua visão, uma breve reflexão que mostre ao cidadão preocupado com o mundo o seu lugar nas dinâmicas da actualidade, especialmente no que respeita ao que assistimos nestes dias em torno deste caso tão mediatizado.

Assim, reunimos um grupo de declarações e de reflexões que, a nosso pedido, algumas figuras religiosas nos fizeram chegar, mostrando como encaram este episódio, dialogando, desta forma, com a sociedade civil. Naturalmente, e perante tomadas de posição que demonstram o elevado empenho e comprometimento para com a sociedade nacional, agradecemos a todos os que nos fizeram chegar estes breves mas significativos trechos.

Lisboa, 28 de Outubro de 2017.

  • Paulo Mendes Pinto
    Coord. da área de Ciência das Religiões da Un. Lusófona

Confissões Cristãs face ao uso da Bíblia