Skip to main content
universidade lusófona
Notícias

CONVITE: Lançamento do Livro "Secularização – Genealogias, Modelos e Debates" | 9 de abril | 18h45

Lançamento do livro Secularização – Genealogias, Modelos e Debates do nosso Prof. Jorge Botelho Moniz, no dia 09 de abril, às 18h45, na ULusófona - CUL, Auditório José Araújo. A obra será apresentada pelo Prof. Alex Villas Boas (FT-Católica) e pela Dra. Rita Rodrigues (Jornalista CNN Portugal) e contará com a moderação do Prof. Alfredo Teixeira (FT-Católica). O livro é editado pela Imprensa Nacional e está inserido na Coleção Estudos de Religião, coordenada pelo CITER - Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião.

Entrada livre.

Livro: Moniz, Jorge Botelho (2024). Secularização – Genealogias, Modelos e Debates. Lisboa: INCM – Imprensa Nacional Casa da Moeda. ISBN: 978-972-27-3131-7

Sinopse

O lugar da religião nas sociedades modernas e a sua compreensão, a secularização, continua a ser um campo de debate profícuo, mas irresolúvel. Esta monografia procura fazer uma epistemologia da secularização, atualizando a discussão em torno do binómio religião-modernidade e olhando para a genealogia da secularização, para os seus modelos teóricos e para novas lentes que permitam a sua compreensão contemporânea. Percorrem-se debates tradicionais e modernos, avança-se com uma nova proposta metodológica e propõe-se uma visão renovada sobre o fenómeno de deslocação e recomposição da religião em sociedades marcadas pela diversidade cultural.

Mais informações