Skip to main content
universidade lusófona
Notícias

Convite para «Uma Viagem para o Inesperado»: documentário sobre os Manifestos Rosacruzes, dia 13 às 17h30

12 dezembro 2017

A Linha de Investigação em Gnose e Esoterismo Ocidental, da área de Ciência das Religiões, tem o prazer de lhe endereçar este convite para assistir connosco ao magnífico filme documentário sobre a Fama Fraternitatis - o primeiro Manifesto Rosacruz, de 1614.

O evento começará com uma breve apresentação da Linha de Investigação  na próxima quarta-feira, 13 de Dezembro, às 17h30 no Auditório Agostinho da Silva da Universidade Lusófona.

Há pouco mais de 400 anos apareceu uma pequena obra chamada Fama Fraternitatis, criada por um círculo de eruditos em Tubingen, que incluía Tobias Hess, Johan Valentin Andreae, entre outros. Este livro provocou uma tempestade de controvérsias em toda a Europa, mas também encontrou muitos partidários entusiastas. surgiu num momento em que o mundo da ciência procurava libertar-se do jugo da religião. A Fama descreve a viagem de um homem (Christian Rosenkreuz, que tenta realizar uma síntese entre o conhecimento, a fé e a expressão artística, para conseguir chegar ao seu ser interior.

Neste documentário, em alemão, legendado em espanhol, Reinhard Eichelbeck e Wolfgang Jung examinam o significado, os antecedentes e a influência desta enigmática obra e entrevistam artistas, cientistas, e buscadores espirituais, para nos falarem de inspiração, audácia, criatividade e tranquilidade interior.

A apresentação deste filme -  que pretende ser um contributo para o debate atual sobre as perspetivas de futuro - é uma iniciativa do Lectorium Rosicrucianum, Escola Internacional da Rosacruz Áurea, conta com o apoio da Fundação Rosacruz, e que é acolhida pela Linha de Investigação em Gnose e Esoterismo Ocidental.

O visionamento será seguido de debate.