Skip to main content
universidade lusófona
Notícias

Defesa da Tese de Doutoramento

11 outubro 2016

Parabéns ao Professor Doutor João Ferreira Dias!

É com enorme satisfação que o Centro de Investigação em Cosmovisões e Mundivivências Espirituais e Religiosas, e a Área de Ciência das Religiões  felicitam o nosso investigador Professor Doutor João Ferreira Dias pelo seu trabalho, dedicação e excelência na conclusão do seu Doutoramento em Estudos Africanos pelo ISCTE-IUL.

Sobre a Tese

Título

"A África é aqui, no terreiro": Horizontes nostálgicos, sentidos da África e outros lugares no Candomblé (jeje-nagô) de Salvador e Uberaba

Resumo

A presente tese trata da nostalgia e suas roupagens no contexto do Candomblé jeje-nagô em Salvador, cidade considerada o berço da religião, a “Meca do Candomblé”, e em Uberaba, cidade na região do Triângulo Mineiro, marcada pela figura de Chico Xavier, personalidade histórica da religiosidade brasileira e do espiritismo em particular, onde o Candomblé chegou há 40 anos.

Ao tratar do campo religioso uberabense, questões ligadas ao hibridismo religioso merecem atenção, oferecendo aportes para o debate clássico sobre o que constitui autenticidade africana (a intemporal “pureza nagô”), o qual será ampliado a partir dos dados de campo em Salvador.

Este trabalho, trata ainda dos sentidos da África no Candomblé, em ambos os campos de pesquisa, bem como das mudanças estéticas impostas ao Candomblé, que se articulam necessariamente com a nostalgia e a ideia de perda cultural, questões por si mesmas imbricadas aos processos de reafricanização.

Trata-se, pois, de uma cadeia que envolve, saudade, perda cultural, modernização visual, conceções românticas e ideológicas de África.

Paralelamente, tem lugar uma reflexão sobre as condições de realização do trabalho de campo nas particularidades do movimento “entre cá e lá”, correntemente tomados pela dicotomia das perspetivas – negociadas – “de dentro” e “de fora”, bem como de temas de algum modo velados dentro das comunidades-terreiro, como posições de género e agência sexual ou as extrapolações rituais por parte dos ogans, membros masculinos que não entram em transe.

A presente tese é, toda ela, fiada pela etnografia.

  • Palavras-chave: nostalgia, pureza, gesto etnográfico, estética, África.
  • Orientadores: Stefania Capone e José da Silva Horta
  • Provas: 27 de setembro de 2016
  • Aprovação: Distinção por Unanimidade