Skip to main content
universidade lusófona
Notícias

I Congresso Internacional 2019 | Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania Global

21 janeiro 2019

Data

30-31 de Maio e 1 de Junho de 2019

Local

Auditório Agostinho da Silva – Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Apresentação

O Congresso tem por objetivo promover a discussão e a reflexão sobre a problemática da (re)construção de uma cidadania plena no contexto dos problemas da sociedade actual.

A cidadania, assente na ética das relações humanas, é a garantia do respeito pela dignidade dos seres humanos, do desenvolvimento sustentado e sustentável, da justiça social, da paz e da felicidade. Na era das tecnologias e da sociedade de informação, o conceito de cidadania apresenta-se hoje como uma problemática emergente. A cidadania carece de uma apropriação por parte dos decisores, dos líderes políticos e religiosos, das comunidades, dos educadores, das nações e dos cidadãos do mundo, para a concretização bem-sucedida do processo irreversível da cidadania global.

A discussão e reflexão sobre esta problemática, através de estudos e trabalhos de investigação produzidos, é uma oportunidade para produzir, disseminar e transferir conhecimento científico face aos novos desafios e ameaças que enfrentamos.

O Congresso “Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania Global” é um espaço aberto de participação a todos os interessados em contribuir com as suas reflexões, estudos e propostas que podem ajudar a repensar um mundo marcado por incertezas.

Este congresso terá uma periodicidade de 2 anos e, neste primeiro ano, centrar-se-á nas seguintes áreas: Ciência e Religião; Ciências da Educação e Formação de Professores; Ciências Políticas; Ciências Sociais; Psicologia e Ciências da Vida; Educação, Cidadania e Desporto

O Congresso será acreditado como ação de formação contínua para professores dos ensinos básicos e secundário.

Saber mais