Skip to main content
universidade lusófona
Notícias

Islão, património e gentrificação - Palestra com José Mapril (30 nov. '23)

23 novembro 2023

Anunciamos a próxima palestra do Seminário Permanente de Estudos Islâmicos, organizado pela Área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona, coordenado por Fabrizio Boscaglia, e cujo programa é possível consultar anexo a esta mensagem.

Praça-Mouraria: Islão, património e gentrificação.

Palestra com José Mapril (CRIA - Universidade Nova de Lisboa).

Data e horário: 30 nov. '23 às 18h (quinta-feira, hora de Lisboa).

Acesso livre, sem inscrição.

Palestra online visível em direto através deste Via Zoom.

RESUMO

Nos últimos anos, a Câmara Municipal de Lisboa aprovou um projecto para a construção de uma nova praça na baixa de Lisboa - a praça-Mouraria. Este projecto incluirá a criação de um jardim e a transferência de uma mesquita já existente e insere-se num programa mais vasto de renovação urbana de uma zona do centro de Lisboa. Qual é a história do projeto e quais atores estiveram envolvidos? E quais são os discursos, a favor e contra, que mobiliza? A resposta a estas questões permite-nos revelar como o projecto arquitectónico, a sua concepção e os seus discursos potenciam uma assemblagem que conecta património, religião, secularismos e processos de renovação urbana e religiosa. Com base em entrevistas com associações islâmicas, políticos locais, empresários e arquitetos, o argumento é que este projeto é de alguma forma metonímico da esfera pública e, portanto, um “espaço” onde a religião como património, a religião como prática e as secularidades são mobilizadas, negociadas e contestadas. Neste caso, o projeto mobiliza uma herança religiosa (al-Andalus) como uma espécie de espaço vazio que cria as condições de possibilidade para ações e reivindicações de diferentes atores muçulmanos em relação à religião vivida e ao Islão público, remodelando, em certa medida, o lugar do Islão em Lisboa.

O ORADOR

José Mapril obteve o seu doutoramento em Antropologia no ICS, Universidade de Lisboa, com uma pesquisa sobre transnacionalismo e Islão entre bangladeshis em Lisboa. Actualmente é professor assistente no departamento de Antropologia da FCSH-UNL e investigador integrado no CRIA NOVA. Entre 2018 e 2021 foi diretor do CRIA. Os seus interesses de investigação são transnacionalidades, migrações, subjetividades, cidadania cultural, Islão(s) e muçulmanos, islamofobia e secularismos, interesses estes que têm sido abordados através de etnografias multi-situadas em Portugal, Bangladesh e Reino Unido. Actualmente, desenvolve pesquisa sobre re-migração, percursos de vida e percepções sobre o futuro entre Bangladeshis na Europa e sobre a relação entre processos de patrimonialização, Islão, muçulmanidade e cidadania cultural em Portugal.

Mais informações sobre o Seminário Permanente de Estudos Islâmicos