Skip to main content
universidade lusófona
Notícias

IV Conferência Consciência e Liberdade

22 junho 2016

3º Prémio Consciência e Liberdade: «Liberdade Religiosa na Lusofonia». O vencedor da edição de 2015 do Prémio Revista Consciência e Liberdade é o Prof. Josias Jacintho Bittencourt, com o trabalho «Estado Laico e Liberdade Religiosa: Realidades e Utopias».

A entrega do Prémio será no dia 20, terça-feira, às17h.30m, no Auditório Armando Guebuza (Universidade Lusófona) durante a Conferência «A liberdade e o Fenómeno Religioso: Tendências Actuais e Percepções Públicas».

Uma iniciativa da Associação Internacional para a Defesa da Liberdade Religiosa, com o apoio da Área de Ciência das Religiões da ULHT (IV edição).

III Prémio revista Consciência e Liberdade «A Liberdade Religiosa na Lusofonia»

A Revista Consciência e Liberdade é uma publicação oficial da AIDLR-PT, secção portuguesa da Associação Internacional para a Defesa da Liberdade Religiosa.

O autor do artigo vencedor é Advogado, de nacionalidade brasileira e nascido em 1965.

É Mestre em Direito pela Universidade Metodista de Piracicaba, Doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Pos-Doutorado em Direito pela Universidade de Coimbra.

Segundo palavras do autor, numa sinopse ao artigo: “O ideal de um Estado Laico plenamente neutro, de uma Liberdade Religiosa absoluta, criada pelos teóricos do Estado Democrático de Direito, é uma realidade ou uma utopia? Se for uma realidade, como explicar a continuidade dos conflitos politico-religiosos? Se for uma utopia, para que serve, então, os propósitos do Estado Laico e da Liberdade Religiosa? Qual a importância do Direito nessa relação? A tolerância, o diálogo e o Direito, com lastro nos ideais da Justiça, são os melhores instrumentos capazes de equilibrar as mútuas influências e interferências entre Religião e Estado.”

O Júri - composto por Fernando Soares Loja, Presidente em Execício da Comissão de Liberdade Religiosa, Paulo Mendes Pinto, Diretor da Área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona, e Artur Machado, Vice- Presidente da AIDLR-PT – congratula o autor vencedor e todos os restantes candidatos e tem a expectativa de que o presente Prémio seja um incentivo à iniciativa académica e cívica na área da Liberdade Religiosa, que se reflita numa participação ainda mais alargada em profundas edições.

O Prémio será entregue na IV Conferência Consciência e Liberdade, a realizar no dia 20 de outubro, pelas 17h30m, no Auditório Armando Guebuza, na Universidade Lusófona de Lisboa, com o título A Liberdade Religiosa e o Fenómeno Religioso: Tendências Atuais e Perceções Públicas, com a presença de John Graz, presidente cessante da IRLA – Associação Internacional da Liberdade Religiosa e do Joaquim Franco, Jornalista e investigador em Ciência das Religiões na ULHT.

Terão lugar as seguintes conferencias:

  • "Tendências do relacionamento entre Crenças e Religiões na actualidade", pelo Prof. Dr. John Graz, Presidente cessante da IRLA - International Religious Liberty Association
  • "A Liberdade Religiosa e o tratamento do fenómeno religioso nos Media", pelo Dr. Joaquim Franco, Investigador da área de Ciência das Religiões da Un. Lusófona, e jornalista.

Na ocasião será entregue o Prémio Revista Consciência e Liberdade, “A Liberdade Religiosa no Espaço Lusófono” para o melhor trabalho de investigação e divulgação científica na área da liberdade religiosa, em 2015.