Skip to main content
universidade lusófona
Notícias

Mestrado em Ciência das Religiões com a melhor classificação segundo a A3Es

8 janeiro 2019

A A3Es dá a melhor classificação entre todos os cursos nacionais na área da Ciência das Religiões.

O ano de 2018 terminou da melhor forma para a área de Ciência das Religiões da Un. Lusófona. A avaliação da A3Es, a Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, deu "nota máxima" ao seu curso de mestrado, pela segunda vez.

Já em 2011 a classificação tinha sido a melhor possível (acreditação pelo máximo do tempo, sem nenhuma condição), tendo-se repetido esse mesmo resultado final agora em 2018: o curso foi acreditado por seis anos, o tempo máximo, e sem nenhuma condição.

Mas, se o resultado, visto de forma isolada, é interessante, ele ganha maior destaque se visto de forma comparativa.

O Mestrado em Teologia da Un. Católica, em Lisboa, foi acreditado apenas para 3 anos, sendo que o mesmo curso, na mesma universidade, mas no Porto e em Braga, foram-no por apenas 1 ano.

Da mesma forma, o curso que a Un. Católica tem mais próximo da Ciência das Religiões, o Mestrado em Ciências Religiosas, foi acreditado também para apenas para 3 anos, sendo que o mesmo curso na mesma universidade, mas no Porto e em Braga, foram-no por apenas 1 ano.

Das conclusões do relatório de avaliação, sublinhamos: "Em termos gerais, é necessário reconhecer os esforços da Universidade Lusófona de Lisboa para colocar em funcionamento este mestrado e tentar melhorá-lo nos últimos cinco anos.

Trata-se de uma área de estudos que investiga um campo extraordinariamente variado e extenso, o que explica as dificuldades lógicas de colocá-los em prática e que, ao mesmo tempo, respondem a uma demanda da sociedade contemporânea."

Por fim, "Merece ser realçada a natureza não confessional do Ciclo de Estudos, requisito fundamental para uma abordagem científica do estudo da religião, que a distingue de outros programas confessionais."