Skip to main content
universidade lusófona
Notícias

Místicos Cristãos do Renascimento

28 junho 2016

Curso Livre leccionado por Alexandre Honrado a decorrer às terças-feiras, das 18 às 20h. A 28 de Março 2015 assinalaram-se 500 anos sobre a data de nascimento de Teresa de Ávila.

Símbolo entre os símbolos do misticismo renascentista.Impõe-se o seu estudo, mas seria redutor fazê-lo fora de um contexto de época muito rico onde outros nomes sobressaem – e a própria história tão incomum da época justifica.

É preciso ir mais fundo e este curso é a oferta dessa vontade.

Um curso que incide sobre esses nomes em relevo – Teresa de Ávila, mas também João da Cruz ou os portugueses Frei Tomé de Jesus (1529-1582) e Frei Agostinho da Cruz– e sobre a sua contribuição inovadora para uma vivência da fé numa época marcada pelo espaço da Reforma e pela divisão do cristianismo do Ocidente, a mesma que cavou um abismo capaz de separar a doutrina católica oficial do desenvolvimento científico-cultural que então emergia.

O grande destaque, aqui, será o século - que “começou” com Leonardo da Vinci a pintar Mona Lisa e encerrou com Shakespeare a escrever Hamlet e que pelo meio teve a publicação das Noventa e Cinco Teses que deram início à Reforma, o Concílio de Trento, ou alguns dos mais fascinantes pensadores da história cultural do ocidente que motivam este momento de aprendizagem

Inscrever-se