Skip to main content
universidade lusófona
Notícias

Palestra sobre «Modas e permanências do Islão (séc. XVI-XVII)» (26 out. '23)

18 outubro 2023

Anunciamos a próxima palestra do Seminário Permanente de Estudos Islâmicos, organizado pela Área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona, coordenado por Fabrizio Boscaglia, e cujo programa é possível consultar anexo a esta mensagem.

A escrava Briolanja: modas e permanências do Islão (séc. XVI-XVII)

Palestra com Franklin Pereira (ARTIS - FLUL)

Data e horário: 26 out. '23 às 18h (quinta-feira, hora de Lisboa)

Palestra online visível em direto através Via Zoom).

Acesso livre, sem inscrição

RESUMO

Nesta apresentação, Franklin Pereira refere Briolanja, «moça solteira, natural da cidade de Braga», escrava de Rodrigo Afonso, guadamecileiro de D. João III. A seguir, é abordado o caso de Lourenço da Costa, «mourisco dos de Granada, natural de Sevilha», outro escravo, vendido em Córdova com doze anos em cerca de 1585, escravo de um outro guadamecileiro com oficina na Rua dos Douradores, em Lisboa. A partir daqui, entramos no mundo dos couros de arte - de uso popular e erudito - onde se plasma uma herança do al-Andalus em Portugal, em safões, estofos e guadamecis.

O ORADOR

Franklin Pereira é investigador do ARTIS da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, sendo também colaborador do Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto. Realizou uma dissertação de mestrado sobre «O couro e o Islão na Península Ibérica» (Universidade do Minho, 2005). Foi bolseiro da Fundação Gulbenkian em 1997, realizando o estudo «Couros artísticos portugueses: um património esquecido»; teve patrocínio, em 1997, da Salaman Foundation/The Tool and Trades History Society (Inglaterra), tendo realizado e publicado o trabalho «Leather decoration tools of the Iberian tradition since the 13th century»; recebeu uma licença sabática em 1999-2000 para estudar as colecções de cadeiras lavradas do Paço Ducal de Vila Viçosa, Casa-Museu Egas Moniz, Casa-Museu Guerra Junqueiro e Museu de Viana do Castelo. Entre os livros da sua autoria, encontra-se O couro lavrado no mobiliário artístico de Portugal, O couro lavrado no Museu Municipal de Viana do Castelo, As cadeiras em couro lavrado e os guadamecis do Museu de Pontevedra, Ofícios do couro na Lisboa medieval (com prefácio de Cláudio Torres) e Um documento da Inquisição de Lisboa de 1610 (com prefácio de Vitor Serrão); tem vários artigos sobre os couros artísticos publicados em Portugal, Espanha, Noruega,  Nova Zelândia, Inglaterra e Estados Unidos. Recebeu treze prémios nas maiores exposições anuais de couros de arte nos Estados Unidos (1989-1994). Aprendeu a lavrar o couro com os últimos mestres portugueses da arte; em 1991 e 92 esteve em Córdova a aprender a técnica medieval islâmica do guadameci; sobre este tema proferiu palestras no MNAA, Mosteiro de Tibães, Museu de Viana do Castelo, Mestrado de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, e abordou os guadamecis nos seminários «Nova Lisboa medieval» (FCSH-UNL, 2014) e «Sphera Mundi» (CCB, 2015).

Mais informações sobre o Seminário Permanente de Estudos Islâmicos