Skip to main content
universidade lusófona
Notícias

Seminário de Mestrado - Os 3 Venenos na via do Dao e no Dharma do Buda

22 fevereiro 2017

Moderador

Henrique M. Jorge

Horário

18.00 às 19.30

Local

Sala S. 0. 9

Os 3 Venenos no Dharma do Buda

«Eu encontrei a pura ambrosia do Dharma sublime e profundo; paz completa; livre de elaboração; luminosa; a essência não-composta. Esta é a verdade universal que é livre de toda confusão e de toda a insatisfação.[1]

Siddharta Gautama

Porque intentamos a paz-felicidade, pretendemos a Ocidente gerar pessoas e sociedades mais justas, fundamentalmente pela transformação do mundo à nossa volta.

No entanto, desde a era industrial que o tentamos fazer através da abundância material, da dominação da natureza e da “liberdade” pessoal sem limites.

Mas, tal como seria de esperar, os resultados estão à vista de todos.

Como exemplo, e no que toca à paz-felicidade, estima-se que durante o século XX terá havido não mais do que alguns dias (talvez uma semana) em que não houve guerra num ponto qualquer do planeta.

Assim, parece-nos que será prioritário - porque absolutamente necessário - reconhecer e trabalhar a erradicação dos fatores mentais negativos[2], que são o motor das nossas reações compulsivas e obsessivas, da nossa confusão e incapacidade e que se constituem aparentemente como as nossas “características pessoais”.

Por isso, antes de tudo o mais, teremos de fa b lar em transformação e, consequentemente, em “meditação”.

O objetivo: desenvolver a ética, a compaixão e a sabedoria para que a paz-felicidade seja algo mais do que um arrazoado inoperante.

Por tudo isto, os “3 venenos” (e a sua institucionalização) são talvez a “questão nuclear”.

AF

Os 3 Venenos na Via do Dao

澄其心,而神自清
Cheng qi xin, er shen zi qing

Clareia a mente, o espirito brilhará

自然六慾不生,三毒消滅。
Zi ran liu yu bu sheng , san du xiao mie.

Espontaneamente

Os seis desejos não ocorrerão
Os três venenos serão eliminados

Lao Jun[3]

Os Três Venenos San Du 三毒 são referidos no Tai Shang Lao Jun Shuo Chang Qing Jing Miao Jing, Maravilhoso Clássico da Constância da Pureza e da Tranquilidade (adiante referido como Qing Jing Jing), um dos principais Clássicos Daoistas.

O Qing Jing Jing é um texto Daoista que se torna mais popular a partir da Dinastia Song, e é usado nomeadamente na Liturgia e no Neidan (Alquimia Interna), sendo um texto fulcral em Quan Zhen.

Para o praticante, os Três Venenos, San Du 三毒, Mente 心 Xin, Forma 形 Xíng e Coisas 物 Wù, surgem como obstáculos à prática, mas também como uma revelação: o que produz os desejos são a mente, a forma e as coisas.

Assim, observar não-mente (Wu Xin 無心), não-forma (Wu Xing 無形) e não-coisa (Wu Wu 無物), corresponde a um estado apofático de libertação de todas as imagens.

Libertando-se de todos os pensamentos, ideias e objectos, é desta maneira possível ter a percepção de Dao.

Sobre os oradores

  • José Barreno
    Sacerdote Daoista
    Investigador da L.I. “Cosmovisões da Ásia”/Área de Ciência das Religiões
  • António E. R. Faria
    Docente e Investigador da ULHT/Área de Ciência das Religiões
    Coordenador da L. I. “Cosmovisões da Ásia”/Área de Ciência das Religiões
  • [1] Gyaltshen, Khenchen Konchog, “A Complete Guide to the Buddhist Path”, Snow Lion Publications, Ithaca, NY, 2009, p.  2-3.
  • [2] Pela transformação desses mesmos factores mentais. No Dharma do Buda, essa transformação corresponde ao terceiro pilar do Óctuplo Caminho (6º, 7º e 8º pontos): Esforço, Atenção e Concentração Justas. Ver ainda os “51 Factores Mentais”, que podem ser agrupados do seguinte modo: 5 factores omnipresentes; 5 factores de determinação do objecto; 11 factores saudáveis; 6 factores principais prejudiciais; 20 factores secundários prejudiciais; 4 factores variáveis.
  • [3] Tai Shang Lao Jun Shuo Chang Qing Jing Miao Jing, “Maravilhoso Clássico da Constância da Pureza e da Tranquilidade”, tradução José Barreno.