Skip to main content
universidade lusófona
Notícias

Sufismo - Palestra sobre Ibn ʿArabī com Carlos Frederico Barboza de Souza (14 dez. '23)

4 dezembro 2023

Anunciamos a próxima palestra do Seminário Permanente de Estudos Islâmicos, organizado pela Área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona, coordenado por Fabrizio Boscaglia, e cujo programa é possível consultar anexo a esta mensagem.

Ibn ʿArabī e a hermenêutica corânica baseada na intuição mística (kashf).

Palestra com Carlos Frederico Barboza de Souza (PUC-Minas Gerais - MIAS-Latina).

Data e horário: 14 dez. '23 às 18h (quinta-feira, hora de Lisboa)

Palestra online visível em direto através deste Via Zoom.

Acesso livre, sem inscrição.

Este evento é realizado em colaboração com a associação de estudos sobre Ibn ʿArabī, MIAS-Latina.

RESUMO

Esta palestra irá discutir a hermenêutica corânica realizada por Ibn ʿArabī pautada, sobretudo, em sua intuição mística ou desvelamento interior (kashf), por meio da qual ele ultrapassa as perspectivas racionais e entra em contato direto com o Corão, experimentando processos de acesso a sentidos totalmente novidadeiros. Nesta perspectiva, inicialmente procurar-se-á investigar qual é o lugar do Corão na mística de Ibn ʿArabī e no contexto de seu pensamento. Em seguida, apresentar-se-á brevemente as perspectivas islâmicas de hermenêutica e interpretação corânica. Por fim, a palestra centrar-se-á na discussão sobre o kashf e sua importância no ta'wīl, interpretação mística.

O ORADOR

Carlos Frederico Barboza de Souza é doutor em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Membro da MIAS - Latina.

Mais informações sobre o Seminário Permanente de Estudos Islâmicos