Skip to main content
universidade lusófona
Notícias

Universidade Lusófona distingue Al-Muhaidib com Doutoramento Honoris Causa

27 junho 2016

A Universidade Lusófona conferiu o grau de Doutor Honoris Causa a Emad Al-Muhaidib, pelo contributo mundial como empreendedor de projetos de desenvolvimento comunitário de populações em risco e de redes de trabalho cultural e académico destinados à promoção da consciência da interculturalidade, em particular na área mediterrânica.

A cerimónia teve lugar no auditório Agostinho da Silva no campus da ULHT, Campo Grande, wm Lisboa, no passado dia 8 de Novembro.

O elogio foi feito pelo Prof. Doutor Tcherno Djaló, das Universidades Lusófonas de Lisboa e Bissau.

Quem é Emad A. K. Al-Muhaidib?

Emad A. K. Al-Muhaidib, súbdito saudita, é uma das personagens mais activas e mais importantes neste quadro em que as fronteiras e as diferenças culturais se esbatem quando se procura atingir objectivos comuns.

Com uma vastíssima actividade filantrópica em torno do desenvolvimento de instituições de apoio social e de educação, de onde ressalta o apoio à Al-Bayan Foundation for Education e à Jeddah Development & Urban Regeneration Company, Emad Al-Muhaidib é uma figura ímpar na criação de projectos vocacionados para o desenvolvimento pessoal e comunitário direcionado para as populações mais carenciadas e em risco, especialmente a refugiados na Síria, na Somália e na Etiópia.

Da mesma forma, é de destacar o seu interesse na criação de redes de trabalho e de ligações entre instituições culturais e académicas em direção a uma mais profunda tomada de consciência da interculturalidade, especialmente no que toca às relações entre os diversos polos do Mediterrâneo.

A sua actividade filantropa, de direcção e de motivação passam por instituições na Grécia, nos Balcãs, no Líbano, no Egipto, mais próximo de nós, no Mediterrâneo, mas também na Suíça e no Japão.

Centro de Estudos Islâmicos da Lusófona

Paralelamente a este evento, a área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias apresenta a sua nova estrutura de Investigação Científica, o Instituto de Estudos Islâmicos.

O Centro foi criado para promover o desenvolvimento de programas de pós-graduação no âmbito dos Estudos Islâmicos e apoiar a criação de projectos de divulgação do passado e da herança histórica do Islão em Portugal.