• Início
  • Notícias
  • V Conversa Franca, na Casa de Goa | «Goa como Ponte Virtual entre Commonwealth e Lusofonia?»

V Conversa Franca, na Casa de Goa | «Goa como Ponte Virtual entre Commonwealth e Lusofonia?»

Terça-feira, 19 de Junho 2018, 18h

A V Conversa Franca irá interrogar-se sobre o que as diásporas goesas podem fazer para que relações, cruzamentos de influências e laços historicamente estabelecidos possam agora contribuir para influenciar positivamente uma dinâmica mundial, na qual o «global» cada vez mais reduz margem de actuação ao «local».

Terão as diásporas goesas, unidas pela sua «identidade cultural», a capacidade de conjuntamente contribuir para a construção de um «caminho médio» entre as culturas dos blocos geoestratégicos «no meio» dos quais se localiza Goa? Para que um «olhar de matriz goesa» possa constituir-se como «fazedor de pontes» (pontifex) é necessária uma capacidade de «saber olhar-se», «compreender-se», «compreender os “outros dela própria”» e constituir-se proponente de uma via, pragmática e equilibradora, que abra novas compreensões.

A sessão será conduzida segundo três «eixos» de relevante concentração de contingentes goeses: o Eixo Atlântico (Portugal e a União Europeia), o Eixo Índico (Moçambique e SADC – Southern African Development Community) e o Eixo Oceania (Austrália; em princípio mediante apoio/intermediação britânicos).

Aceite, pois, este convite e junte-se aos dinamizadores das Conversas Francas, António Faria e Henrique Machado Jorge, no dia 19 de Junho, na Casa de Goa.

Redes Sociais