Skip to main content
universidade lusófona
Notícias

Visita ao Santuário do Sol Eterno

15 agosto 2018

Com Rui Lomelino de Freitas e Fabrizio Boscaglia

No próximo sábado, dia 18, vamos visitar o local (em Sintra, Praia das Maçãs) onde foram descobertos vestígios do Santuário Romano pré-cristão, desenhado por Francisco de Holanda (Séc. XVI) dedicado ao Sol Eterno. Nesta visita, com Rui Lomelino de Freitas e Fabrizio Boscaglia, iremos conhecer as fontes míticas, filosóficas e literárias que nos falam do Sol Eterno como imagem do Eterno no macrocosmos, no cosmos e no microcosmos, nomeadamente na tradição pitagórica, hermética, platónica e cristã.

Local

Alto da Vigia, junto à Praia das Maçãs, em Sintra, foram também descobertos vestígios de um ribat [convento] islâmico. E sobre a função do Ribat e da espiritualidade islâmica irá falar-nos Fabrizio Boscaglia.

Rui Lomelino de Freitas e Fabrizio Boscaglia são investigadores e docentes na Universidade Lusófona (área de Ciência das Religiões).

O primeiro relato da descoberta de vestígios arqueológicos em Portugal é precisamente este, no Alto da Vigia, em 1505, quando foram encontradas lápides romanas durante a construção de uma torre de facho. Na época, este achado levou o rei D. Manuel I, que passava o Verão no Paço Real de Sintra, a deslocar-se à Praia das Maçãs.

As inscrições romanas eram dedicadas ao sol eterno e à lua e ao oceano e foram transcritas por Francisco d'Ollanda, discípulo de Miguel Ângelo, que desenhou o que lhe pareceu ser um templo romano, com um círculo formado por aras, .num livro que ofereceu ao rei D. Sebastião, intitulado «Da Fábrica que Falece à cCdade de Lisboa».

Entretanto, a exacta localização do templo perdeu-se e, apesar de fontes do século XVII orientarem o santuário com vista para a serra, só na década de 1970 se voltou a apontar para o Alto da Vigia. Após sondagens anteriores sem sucesso nas proximidades, os arqueólogos resolveram escavar à volta da torre do século XVI.

Redescoberto pelo arqueólogo Cardim Ribeiro, diretor do Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas) em 2008, hoje discute-se a função desta estrutura arquitectónica monumental circular.

Junto com o Santuário foram descobertos, também por Cardim Ribeiro, restos de um ribat [convento] islâmico" - o segundo ribat encontrado no país, idêntico ao descoberto anteriormente em Aljezur.

Inscrições

Envio de comprovativo de transferência, nome e e-mail para: rui.lomelino.freitas@gmail.com

Custo: 25€

Após envio de comprovativo de transferência por e-mail: rui.lomelino.freitas@gmail.com

Transferência bancária para o nib: 0035 0824 0000 9247 7005 2

Obs: número limitado de lugares. Trazer roupa confortável e água.