• Início
  • Pós-graduação Liderança da Comunidade Islâmica

Pós-graduação Liderança da Comunidade Islâmica

Coordenação: Paulo Mendes Pinto

Secretariado: Mariana Vital

Início: Outubro 2018

Duração: 120 horas

Horário: Aos sábados, das 9h às 12h e das 14h às 18h

 

Apresentação:

Na entrada do século, deram-se acontecimentos dramáticos que mudaram a história da Humanidade, sendo que muitos desses acontecimentos foram associados ao ‘terrorismo Islâmico’ que se desenvolveu através dos grupos que combateram a Ex. União Soviética no Afeganistão, criando uma descontextualizada, errada e violenta interpretação do Alcorão que é utilizada contra os muçulmanos e restante sociedades civis.
Respondendo aos mais prementes desafios da actualidade, a Área de Ciência das Religiões da Un. Lusófona, a Fundação Islâmica de Palmela (entidade instituidora do Colégio Islâmico de Palmela), com a parceria do OLAE – Observatório Lusófono de Atividades Económicas, decidiram montar o curso de Pós-Graduação em Liderança Islâmica.
A formulação deste curso segue a linha de prioridades já definidas por vários Estados no sentido de os Líderes Islâmicos serem obrigados a frequentar cursos de especialização e de, apenas com esses cursos, poderem liderar as comunidades. Dando um passo inovador, decidiu-se avançar com este curso criando uma formação que não seja vista pelos líderes muçulmanos como uma imposição externa. Assim, para uma definição de um quadro de
diálogo, as instituições presentes na organização definem os campos do académico e do religioso, numa sintonia que possibilitará uma franca adesão do público-alvo, os Imames a actuar em Portugal e no espaço lusófono.
Neste contexto, cabe aos líderes muçulmanos erradicar as interpretações descontextualizadas do Alcorão, de forma a poderem melhor divulgar entre os crentes o Islão como religião de Paz, não o radicalismo, qualquer que seja.

O principal objectivo encontra-se na capacitação dos líderes islâmicos das ferramentas para compreender a cultura de acolhimento, conseguindo integrar-se numa sociedade laicizada e de liberdades. Para a realização deste objectivo, teremos, associadas ao programa do estudo do Alcorão e da vida do Profeta Muhammad, uma componente de história e cultura Europeia e Portuguesa.
Este programa apresenta uma perspetiva “Global”, tendo como base uma perspetiva geral do Islão adaptada à cultura local, Portuguesa e Europeísta.