Religião na Escola

“RELIGIÕES DO MUNDO”
VER (Valores, Espiritualidade, Religiões) para a cidadania

O Projecto “Religiões do Mundo” – VER (Valores, Espiritualidade, Religiões) para a Cidadania, é uma iniciativa da responsabilidade cientifica da Área de Ciência das Religiões que terá lugar ente Jan. a Set. de 2018.

Esta iniciativa pedagógica segue os eixos temáticos de projectos como o Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração do Alto Comissariado para as Migrações, a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (da responsabilidade da Secretaria de Estado da Cidadania e Igualdade), e a Direção-Geral da Educação > Educação para a Cidadania.

A base desta proposta é, desta forma, construída para o trabalho de temáticas como os Direitos Humanos, a Igualdade de Género, a Interculturalidade, o Desenvolvimento Sustentável, a Educação Ambiental e a Saúde.

A orientação deste projecto desenvolve-se especialmente para a prática da Educação Intercultural e a Educação para a Paz.

Esta iniciativa é enquadrada num trabalho desenvolvido pela Área de Ciência das Religiões desde 2002 e que se caracteriza pela abordagem ao chamado Fenómeno Religioso através do enfoque da Cidadania, especialmente no que respeita ao lugar da Religião/ões na Escola e no Ensino.

Toda esta actividade resultou em diversos debates académicos, num vasto grupo de publicações, e num estratégico trabalho prático nas escolas.

Esta experiência prática, ao longo destes anos, consolidou o nosso Departamento como actor que não se inibe de ir aos espaços escolares e abordar, na sua complexidade e premências do momento, as mais desafiantes temáticas sobre religião.

Como resultado deste caminho, «Religiões do Mundo: VER (Valores, Educação, Religiões)», assume-se como projecto que sistematiza e reúne a aprendizagem do nosso trabalho em ambiente escolar, propondo assim um vasto grupo de acções especificas que correspondem a graus diversos de comprometimento e empenho no espaço escolar.

Cada escola pode, do conjunto de acções que temos montadas, escolher aquelas que acha mais pertinentes para a sua população.

Actividades propostas

  • Ciclo de grandes debates temáticos (com líderes religiosos); 1º Grupo: Religião e direitos fundamentais; 2º Grupo : Religião e contemporaneidade
  • Formação/sensibilização de Professores: Religiões, Espiritualidades e Cosmovisões (10h); Religiões, Diálogo e Modernidade (10h); Desafios da diversidade religiosa na actualidade (10h)
  • Intervenção em ambiente escolar: Intervenções pontuais nas disciplinas de História e Filosofia; Sub-espaço lectivo próprio – Religiões do Mundo («Religiões do Mundo: VER (Valores, Espiritualidades, Religiões) para a Cidadania».)
  • Cantinho das Religiões: Eventos de explicação de momentos dos calendários religiosos; Apresentação/debate de Textos Sagrados; Diversidade religiosa em Portugal
  • Projeto diversidade cultural, religiosa e linguística: Diagnóstico das necessidades/problemas/soluções Elaboração de Planos (plano de ação, plano de comunicação, plano de formação)
  • Ações de Sensibilização/Eventos para a comunidade educativa
  • Projecto: “Explica-me a tua Religião”
  • Visitas de Estudo (a espaços religiosos)

Para finalizar, cabe-nos enlencar as parcerias com as quais trabalhámos no terreno e que têm desenvolvido connosco a sensibilidade e reflexão necessárias para desenvolver um projecto direcionado para as necessidades escolares e cívicas que nos desafiam a construir uma Educação voltada para Cidadania e a Paz:

  • Estatais – Alto Comissariado das Migrações; Secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade
  • Autárquicas – Amadora; Coimbra; Évora; Fafe; Lisboa; Oeiras; Tomar; Torres Vedras; Vila Nova de Gaia;
  • Civis – Associação Daoísta de Portugal; Federação Portuguesa do Yoga; Confederação Portuguesa do Yoga; União Budista Portuguesa; Buddha’s Light International Association; Comunidade Hindu de Lisboa; Comunidade Portuguesa do Candomblé Yoruba; Federação Nacional do Culto Afro-Brasileiro (FENACAB) Coordenação Internacional de Portugal; Federação Pagã Internacional; COPIC – Conselho Português de Igrejas Cristãs; Aliança Evangélica Portuguesa; Convenção das Assembleias de Deus (CADP); Sociedade Bíblica de Portugal; Centro Diocesano da Igreja Lusitana Católica Apostólica; A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias; União Portuguesa das Igrejas Adventistas do Sétimo Dia; Igreja Ortodoxa Grega; Igreja Ortodoxa Russa; Testemunhas de Jeová; Comunidade Ismaelita; Comunidade Islâmica de Lisboa; Fundação Islâmica de Palmela; Associação Multicultural Islâmica da Amadora; Comunidade Israelita de Lisboa; Associação de Amizade Portugal-Israel; Comunidade da Fé Bahá’í de Portugal; Associação de Divulgadores de Espiritismo de Portugal; ANIMAR; Slow Movement Portugal;