O Clube de Filosofia Al-Mu’tamid retoma as sessões de debate e reflexão na Mesquita Central de Lisboa, no dia 24 de Novembro às 19h00, em torno do tema «O auto-proclamado Estado Islâmico, os refugiados e os desafios que se colocam á Europa».
Num tempo de instabilidade onde se fala em “choque de civilizações”, a Universidade Lusófona em Lisboa, e a família Al-Muhaidib, residente na Arábia Saudita, assinaram um acordo para a criação e manutenção, por cinco anos, de um centro de pesquisa em estudos islâmicos, com foco no diálogo, no respeito e na coexistência entre diferentes credos.
No âmbito da World Interfaith Harmony Week – semana dedicada ao conhecimento das religiões, teve lugar a 4 de Fevereiro na Mesquita Central de Lisboa, um jantar-tertúlia sobre “As Religiões e a Liberdade: desafios numa época de extremos”.
A organização “Estado Islâmico” foi o tema da tertúlia do Clube Al-Mu’Tamid de Outubro que juntou mais de 250 pessoas num debate que contou com a presença da jornalista Cândida Pinto, o Iman da Mesquita de Lisboa, David Munir, e o Fundador do OSCOT (Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo), José Manuel Anes.
Um Curso sobre o Islão, Origens e desafios da actualidade, teve lugar em Oeiras, na Livraria-Galeria Municipal Verney, a cargo da Direcção Científica do Instituto Al-Muhaidib de Estudos Islâmicos da Universidade Lusófona. O curso que teve larga participação contou com docentes e especialistas de diversas áreas dos estudos islâmicos.
No âmbito do curso sobre Islão, Origens e desafios da actualidade, decorreu em de Maio de 2014 uma conferência dada pelo Imã da Mesquita Central de Lisboa Sheik David Munir com o tema: O Islão enquanto identidade religiosa e social: A mulher na religião, na cultura, na política e na família.