Maria Filomena Lopes de Barros

CV DeGóis

mfbarros@uevora.pt


Grau Académico

Doutora

Vínculo à ULHT / Àrea de Ciência das Religiões

Investigadora Associada / Docente no Mestrado em CR na ULHT; Membro da Comissão científica no Intituto de Estudos Islâmicos Al-Muhaidib

Áreas de Investigação

Muçulmanos em Portugal no período medieval e moderno.

Apresentação

Maria Filomena Lopes de Barros é professora auxiliar da Universidade de Évora, onde exerce funções docentes no Departamento de História, e colaboradora da Universidade Lusófona, na área das Ciências da Religião.

A sua pesquisa incide sobre os muçulmanos em Portugal, quer no Período Medieval, enquanto minoria legitimada pelos poderes cristãos, quer no Moderno, enquanto mouriscos, ou seja, cristãos de origem muçulmana.

Neste sentido, a religião islâmica constitui-se como um aspeto transversal aos diferentes contextos históricos considerados, numa dimensão de expressão religiosa permitida (Medieval), ou proibida, mas secretamente praticada (Moderno).

A inteligibilidade destes grupos e das suas crenças, comportamentos e valores passa necessariamente pela reflexão de/e sobre o Islão como sistema teológico, numa análise que, ao longo dos tempo, se tem projetando do Passado para o Presente.

Percurso Académico

Doutoramento em História pela Universidade de Évora, Portugal. Mestrado em História Medieval pela Universidade do Porto, Portugal.

Redes Sociais