Mariana Vital

Site Oficial

marianavitalcr@gmail.com


Grau Académico

Licenciatura

Vínculo à ULHT / Àrea de Ciência das Religiões

Investigadora associada / Membro da Comissão executiva da I (2015) e II (2017) edição do Congresso Lusófono de Ciência das Religiões, investigadora integrada no Núcleo de Investigação Nelson Mandela-Estudos do Humanismo e de Reflexão para a Paz do Centro de Pesquisa e Estudos Sociais da ULHT, pertencente ao Centro de Investigação em Cosmovisões e Mundivivências Espirituais e Religiosas da Área de Ciência das Religiões ULHT. Coordenadora do Observatório para a Liberdade Religiosa desde 2014. Colaboradora na Coordenação da Área de Ciência das Religiões ULHT desde 2016.

Áreas de Investigação

Diálogo inter-religioso, mediação de conflitos, educação intercultural, educação para a paz, educação global, ética global, religiões europeias pré-cristãs, Paganismo/Neopaganismo, fenómeno religioso/espiritual contemporâneo, videojogos e religiosidade/espiritualidade

Apresentação

A investigação em educação intercultural e a mediação de conflitos foram as linhas que levaram tanto à área do diálogo inter-religioso enquanto dimensão do diálogo inter-cultural, como à procura de uma lógica ética global que pudesse ser trabalhada numa educação para a paz.

O interesse pelo fenómeno contemporâneo religioso/espiritual relaciona-se com a reflexão dos efeitos do multiculturalismo na realidade das crenças e na apropriação das linguagens e narrativas arquetipais pelo universo digital como no caso dos videojogos.

Noutras formações concluiu o Curso de Paganismo ministrado pela Associação Cultural Pagã (PFI-ACP) e frequenta o Curso de Paganismo Avançado na mesma associação.

Em 2014 tornou-se Delegada para o Diálogo Inter-religioso pela Pagan Federation International – Portugal (PFI – Portugal).

Percurso Académico

Licenciada em Ciências da Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa no ano 2012.

Formação em Educação Intercultural na Área de Ciências da Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa entre 2013 e 2014.

Mestranda em Ciência das Religiões da Área de Ciência das Religiões da Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

Redes Sociais