Paulo Hayes

Grau Académico

Mestre

Vínculo à ULHT / Àrea de Ciência das Religiões

Investigador Associado

Áreas de Investigação

Yoga e Meditação; Espiritualidades e Culturas da Índia

Apresentação

Iniciou a prática de meditação e yoga no ano de 1989. Viajou extensivamente pelo Tibete, Nepal, Sul da Índia e Himalayas Indianos, entre os anos de 2000 e 2018, onde fez formação diversa como instrutor e como mestre em Yoga, nas Escolas Sivananda e Himalayan Yoga Institute. Estudou yoga no Santa Cruz Institute, em Mumbai, e no SVYASA em Bangalore. Efetuou formação de Yogaterapeuta no KJ Sommaya College de Mumbai e formação de meditação Vipassana em Igatpuri, Índia. Fundou a Academia Yoga Darshan, a Quinta do Anjo Ashram, a Associação Europeia de Terapias Orientais. É formador certificado e pós-graduado em Mediação de Conflitos.

 Em 2018 participou no encontro anual da American Academy of Religion em Denver, Estados Unidos. Estuda Hindi, Sânscrito e Estudos Contemplativos. 

Percurso Académico

Licenciado em Direito pela Universidade Autónoma de Lisboa, variante de ciências jurídicas. Mestre em Ciência das Religiões pela FCSH da Universidade Lusófona com a dissertação “O Yoga em Portugal: a Relevância do Yoga para uma Sociedade Multicultural”.  Doutorando em História e Cultura das Religiões na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Estudou disciplinas complementares: Métodos em História, Introdução à Historiografia e Estudos da Mulher. Concluiu o curso de Filosofia do Yoga pela Universidade de Oxford e o Curso de Escrita Académica da Universidade de Coimbra. Escreveu o artigo “Yoga 2.0 no Feminino” para a Revista de Ciência das Religiões da ULusófona e participou no I Encontro de Jovens Investigadores em História Contemporânea, organizado pela FCSH da Universidade Nova de Lisboa, com o tema “A História do Yoga em Portugal”. É diretor e editor da primeira e única revista académica no espaço lusófono “Yoga Dharma – Revista de Estudos sobre Yoga Antigo e Moderno”.

Redes Sociais