Rui António Costa Oliveira

Grau Académico

Mestre

Vínculo à ULHT / Àrea de Ciência das Religiões

Investigador Integrado / Mestre em Ciência das Religiões pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, 2000-2004

Áreas de Investigação

Estudos Bíblicos e Estudos Teológicos

Apresentação

2009-2010 Docente de Cristianismo Oriental, na Universidade Lusófona do Porto.

Desde 1976 Revisor ortotipográfico, em regime livre, para diversas editoras (Socicul¬tur, Editorial Veja, Compendium Editora, Imprensa Nacional-Casa da Moe¬da, Academia Portuguesa da História, Fundação Calouste Gulbenkian e outras).

Desde 2004 Revisor/Redator em Paulinas Editora.

2002-2007 Organização, diagramação e redação do Calendário Liturgia da Palavra para Editora Paulus.

Desde 2003 Coordenação, investigação, edição e redação do Calendário inter-religioso Celebração do Tempo, para Paulinas Editora.

2006 Colaboração com redação de capítulo sobre Judaísmo em Religiões – História, Textos e Tradições, ACIDI-Paulinas.

2005 Colaboração em (Os) Evangelhos 2006 – Comentados, Lisboa, Editora Firma¬mento.

2004 Coordenação da edição em língua portuguesa da Bíblia Sagrada Africana, para Paulinas (África).

Colaboração em Olhar o Património Religioso, Entender a Cultura – Diálogo inter-religioso, ACIDI-Paulinas.

Colaboração redatorial no Dicionário Elementar de Liturgia, Paulinas; Dicionário do Protestantismo e Dicionário Enciclopédico da Madeira.

Desde 2005 Coordenador editorial da Revista Lusófona de Ciência das Religiões (Centro de Investigação de Ciência das Religiões da Univ. Lusófona), com colaboração redatorial em vários números.

2002-2004 Membro da Comissão de Redação da Revista Lusófona de Ciência das Religiões (Centro de Investigação de Ciência das Religiões da Univ. Lusófona), com colaboração redatorial, em vários números.

Desde 2012 Investigador do CLEPUL da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com contributos redatoriais para Dicionário Histórico das Ordens e Congregações em Portugal e O Esplendor da Austeridade.

Atualmente, integrando o Projeto do Dicionário das Heresias.

Percurso Académico

É Doutorando em Comunicação e Cultura, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2008-2010; Mestre em Ciência das Religiões pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, 2000-2004; Licenciado em Ciência das Religiões pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias; 2005-2006 Curso de Pós-Graduação de Especialização para Técnicos Editoriais, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; 1994-1997 Curso de Estudos Bíblico-Teológicos, Curso Específico de Pastoral e Curso Específico de Antropologia Teológica, no Centro de Estudos Pastorais do Patriarcado de Lisboa.

Redes Sociais