Rui Lomelino de Freitas

rui.lomelino.freitas@gmail.com


Grau Académico

Mestre

Vínculo à ULHT / Àrea de Ciência das Religiões

Investigador Associado /Coordenador da Linha de Investigação em Gnose e Esoterismo Ocidental

Áreas de Investigação

História da Filosofia Hermética e correntes relacionadas; Cristianismo Gnóstico; Esoterismo Ocidental; Filosofia da Religião.

Apresentação

Rui Lomelino de Freitas é Investigador na Área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona (ULHT), docente no Mestrado em Ciência das Religiões da ULHT , membro associado do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa (CFUL)  e Membro da European Society for the Study of Western Esoteriscism ( ESSWE).

Mestre em Ciência das Religiões pela Universidade Lusófona, com dissertação dedicada ao estudo dos Manifestos Rosacruzes do séc. XVII.

Os seus principais interesses de investigação são: Filosofia Hermética (da Antiguidade à Modernidade) e correntes relacionadas (especialmente Alquimia e Rosacruz);  Cabala ; Cristianismo Gnóstico (Antiguidade Tardia e Idade Média);  Graal (literatura e simbólica medieval); Franco-Maçonaria, Métodos nos estudos em Esoterismo Ocidental.

É autor de dezenas de trabalhos entre conferências, livros e artigos em revistas científicas, sobre temas como: Hermetismo e Rosacruz; Manifestos Rosacruzes; Estudos Académicos em Esoterismo Ocidental; Sintra Mágica; Templários e o Graal; Os textos gnósticos de Nag Hammadi; Priscilianismo, Catarismo; A Lenda de Hiram Abbif e a Iniciação Maçónica; a Franco-Maçonaria; a Antroposofia de Rudolf Steiner,, G.R.S Mead e a Gnose no séc. XX.

Percurso Académico

Mestre em Ciência das Religiões pela Universidade Lusófona (ULHT)

Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL).

Redes Sociais