Skip to main content
universidade lusófona
Notícias

3ª Conferência Consciência e Liberdade: A Liberdade Religiosa na Atualidade

27 junho 2016

A III Conferência Consciência e Liberdade teve lugar na Universidade Lusófonano passado dia 27 de novembro, com o tema A Liberdade Religiosa na Atualidade , Oportunidades em Portugal, Desafios no Mundo. Durante o evento foi dado a conhecer o vencedor do Prémio «Consciência e Liberdade 2014».

Trata-se de uma iniciativa da Associação Internacional para a Defesa da Liberdade Religiosa, com o apoio da Área de Ciência das Religiões da ULHT.

A Conferência teve os seguintes temas:

  • O relacionamento entre o Estado e as denominações religiosas à luz do Direito Português: A experiência da Lei da Liberdade Religiosa, por Fernando Negrão, Deputado e Presidente da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias da Assembleia da República;
  • Perspetivas e tendências da atualidade religiosa no mundo, por Ganoune Diop, Secretário-Geral Adjunto e representante nas Nações Unidas da International Religious Liberty Association (IRLA).

Na ocasião foi entregue o Prémio Revista Consciência e Liberdade, “A Liberdade Religiosa no Espaço Lusófono” para o melhor trabalho de investigação e divulgação científica na área da liberdade religiosa, em 2014.