Apresentação da Carta das Religiões de Odivelas

A Carta das Religiões de Odivelas é um projeto com um grande grau de inovação, seja na elaboração de uma sistematização de uma realidade religiosa vasta, seja na metodologia e abordagem a essa realidade. A área de Ciência das Religiões, ao assumir a elaboração desta Carta das Religiões necessitou, em primeiro lugar, e de forma constante ao longo do projeto, de se recriar epistemologicamente. Qual o seu objeto de estudo, como o abordar? Este projeto obrigou, e permitiu, uma nova equação se sentido para uma área do saber que, assim, se enriqueceu e lançou metodologias para novos projetos.

A pesquisa tem como objetivo central a identificação dos locais de culto e dos grupos de crentes, suas motivações sociais, a sua integração, os níveis de educação e de expectativas face ao todo nacional. Num momento em que se verifica uma constante pressão sobre o universo das religiões (sejam elas periféricas ou centrais à cultura dominante), este projeto pretendeu, mais que identificar, caracterizar as realidades existentes, dotando os decisores de instrumentos úteis à tomada de decisão. Como fruto desse trabalho, foram elaborados dois vídeos sobre a diversidade cultural e religiosa do município de Odivelas, um primeiro com a presença de alguns dos líderes religiosos e um segundo destinado ao ensino dos jovens.
Como fruto desse trabalho, foram elaborados dois vídeos sobre a diversidade cultural e religiosa do município de Odivelas. Um primeiro com a presença de alguns dos líderes religiosos sobre os desafios e valores de se estar em uma comunidade amplamente diversa culturalmente. Já a segunda produção audiovisual foi destinada ao ensino dos jovens da comunidade sobre as diferentes confissões que existem na região.
Veja aqui!
Ficha Técnica:
Direção: Celso Zanini
Produção: Natasha Martins
Argumento: Natasha Martins e Paulo Mendes Pinto
Filmagem: Celso Zanini
Edição e Finalização: Celso Zanini e Natasha Martins
Pesquisa: Paulo Mendes Pinto, Daniel Mineiro, Natasha Martins e Gabriel Bogossian
Realização: Gaua Films, Universidade Lusófona de Lisboa e Câmara Municipal de Odivelas

Redes Sociais