Skip to main content
universidade lusófona
Notícias

Apresentação do Observatório para a Liberdade Religiosa

28 junho 2016

Do “Estado Islâmico” à Europa desencantada – Desafios à Liberdade Religiosa foi o tema do debate de Apresentação do Observatório para a Liberdade Religiosa, que decorreu no passado dia 14 de Janeiro, em Lisboa.

O debate, foi organizado pelo Observatório para a Liberdade Religiosa (Univ. Lusófona), em colaboração com o Gabinete Lisboa Encruzilhada de Mundos (Câmara Municipal de Lisboa).

Interviram no debate

  • Abdool Magid Vakil, Presidente da Comunidade Islâmica de Lisboa
  • Adel Sidarus, especialista em estudos árabes e coptas
  • António Caria Mendes, Presidente da Associação de Amizade Portugal-Israel
  • Catarina Martins, da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre
  • José Milhazes, jornalista, especialista em assuntos do oriente europeu

Esta Conferência foi antecedida pela apresentação formal do projeto Observatório para a Liberdade Religiosa, com a presença dos seus fundadores e coordenadores, bem como algumas instituições e investigadores com quem a OLR já estabeleceu parceria.

Entre as instituições parceiras do OLR destaca-se a Associação Internacional para a defesa da Liberdade Religiosa, a Fundação AIS, o Centro Nacional de Cultura e a Câmara Municipal de Lisboa.

Rosário Farmhouse (ex Alta Comissária para a Imigração e Diálogo Intercultural), Feliciano barreiras Duarte (deputado e antigo Secretário de Estado responsável pela área do diálogo com as religiões), Paulo Borges (professor de filosofia e dirigente da União Budista Portuguesa), frei Bento Domingues (teólogo), frei Fernando Ventura (biblista e tradutor na Pontifícia Comissão Teológica Internacional), Sousa e Brito (juiz desembargador jubilado, ligado à redacção da Lei da Liberdade Religiosa), Helena Vilaça (socióloga das religiões e investigadora do Instituto de Sociologia da FLUP), Joaquim Fernandes (investigador do Centro de Transdisciplinar de Estudos da Consciência da Universidade Fernando Pessoa) e Deolinda Machado (sindicalista e licenciada em Ciências Religiosas) são algumas das personalidades que se disponibilizaram já para colaborar com o OLR integrando o respetivo Conselho Consultivo.