• Início
  • Notícias
  • Arte Islâmica em exposição virtual do Museu Calouste Gulbenkian

Arte Islâmica em exposição virtual do Museu Calouste Gulbenkian

A exposição virtual «Curador por um dia!» encontra-se livremente visitável no site do Museu Calouste Gulblenkian e mostra 50 obras de arte, comentadas, escolhidas entre mais de 400 propostas do público.

Uma das peças – um Nicho de Oração (miḥrāb) de arte islâmica – foi selecionada e comentada por Fabrizio Boscaglia, professor e coordenador da Linha de Investigação Herança e Espiritualidade Islâmica na Área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona.

O desafio que o Museu lançou aos curadores (por um dia) foi: «Se pudesse fazer uma exposição e ser curador por um dia, que obra de arte escolheria para enfrentar o futuro?». A obra selecionada por Fabrizio Boscaglia relaciona-se com esta questão através de versículos do Alcorão que encorajam a não ter medo.

A exposição integra a programação do Dia Internacional dos Museus (16-18 mai.) e pode ser visitada no site da Fundação Calouste Gulbenkian: https://gulbenkian.pt/museu/dia-internacional-dos-museus/exposicao-curador-por-um-dia/?fbclid=IwAR230wNTEsd485pvQlUodpyHKNy2Tei2ZLcqvlJKpls9GTDzWMY4-mW_kIY

Origem da imagem: site da Fundação Calouste Gulbenkian.

Redes Sociais