Skip to main content
universidade lusófona
Notícias

Base de dados de Património Islâmico em Portugal

22 junho 2016

O projeto «Base de dados de Património Islâmico» é um projeto do Instituto Al-Muhaidib de Estudos Islâmicos, integrado na área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

Trata-se de um levantamento do património islâmico, edificado e museológico, em Portugal (incluindo património contemporâneo de influência islâmica), apresentado de modo sistematizado e descritivo, através fichas com descrição sistemática.

Já se realizaram na Europa alguns projetos centrados em “peças fundamentais” / “Master Pieces”, mas é a primeira vez que um país reúne de forma sistematizada esta informação, permitindo conhecer e avaliar corretamente a dimensão da herança e da identidade islâmica na história nacional e europeia.

Conscientes de que apenas pelo conhecimento é possível construir uma sociedade que se paute pelo diálogo e pelo respeito, o projeto «Base de dados de Património Islâmico» pretende ser um instrumento posto ao dispor de toda a sociedade lusófona no sentido de possibilitar o contacto com a herança, com o património islâmico existente em Portugal.

Longe de ser uma herança de uma minoria, o Islão que se desenvolveu no que é agora território português, foi central e fundamental a nível de cultura, de ciência e de sociedade.

Esse Islão não pode ser remetido para um quadro de memória onde residem as curiosidades ou o exótico.

Esse Islão faz parte da matriz cultural e da identidade e, como tal, deve ser estudado, compreendido e posto ao alcance de todos os cidadãos.

É esta a função deste projecto que, neste momento, apresenta a primeira fase do levantamento do Património Material, a que se seguirão o Património Imaterial, nas suas vertentes da Língua e das Tradições.

www.patrimonioislamico.ulusofona.pt