Skip to main content
universidade lusófona
Notícias

Celebração do tempo 2016

22 junho 2016

Disponível nas livrarias, o calendário inter-religioso "Celebração do Tempo" 2016 tem o enfoque temático no valor das Leguminosas e Sementes na alimentação mundial, reflexão proposta pelas Nações Unidas.

Tal como nos anos anteriores, a edição deste ano foi criado e organizado por Rui Oliveira, investigador da área de Ciência das Religiões, nas edições Paulinas.

O calendário assinala as datas celebrativas das principais religiões de implantadas em Portugal (quanto ao número de seguidores e tradição histórica), assim como as datas comemorativas de cariz nacional, internacional e mundial.

Mais uma vez, a bração do Tempo apresenta o seu conteúdo literário, devido à prestimosa colaboração do CLEPUL (Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias – Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa), que nos facultou inestimáveis referências a textos sobre a Ideia de Utopia, na cultura europeia e, particularmente, na cultura portuguesa, refletida no pensamento do Padre António Vieira, de que se facultam, de forma aleatória e avulsa, vários momentos, traduzidos em 18 línguas.

A pertinência desta opção literária é justificada, segundo o Professor José Eduardo Franco, porque «Vieira sonhou e acreditou na possibilidade de a família humana viver em paz e fraternidade sobre a Terra, desfrutando da abundância proveniente dos dons da natureza e da graça divina, independentemente das inscrições ideológicas e religiosas dos diferentes povos e culturas.»