• Início
  • Notícias
  • Cocurador convidado da exposição «O Poder da Palavra», no Museu Calouste Gulbenkian é Fabrizio Boscaglia, professor universitário e investigador na Área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona

Cocurador convidado da exposição «O Poder da Palavra», no Museu Calouste Gulbenkian é Fabrizio Boscaglia, professor universitário e investigador na Área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona

Chamada aberta para «O Poder da Palavra IV»

De 20 de novembro a 15 de dezembro, estão abertas as candidaturas para participar na próxima edição do projeto curatorial «O Poder da Palavra», sob o tema «Sabedoria Divina: o Caminho dos Sufis».

 

O projeto O Poder da Palavra inclui uma série de intervenções curatoriais participativas na Galeria do Oriente Islâmico do Museu Calouste Gulbenkian.  Iniciado em 2018, as suas várias edições têm explorado temas tão diversos como o lugar das mulheres na arte islâmica, a peregrinação ou as narrativas universais interpretadas em contextos culturais diversos.

A quarta intervenção desta série intitula-se Sabedoria Divina: o Caminho dos Sufis. No Sufismo, a mística islâmica, a experiência estética tem um caminho muito próprio: arte e poesia são duas manifestações da beleza e da majestade de Allah.

Sabedoria Divina: o Caminho dos Sufis propõe investigar os objetos da coleção do Museu Calouste Gulbenkian que se relacionam com o Sufismo, e, em cada um, procurar a harmonia, a unidade e a sensibilidade que mostram o caminho para o maravilhamento, a inspiração e a pacificação.

Enquanto projeto curatorial participativo, procura criar um espaço de encontro, partilha e reflexão em torno dos objetos da coleção e da poesia sufi. Em conjunto, participantes, curadores e mediadores refletem sobre as manifestações sufis na arte e encontram poemas que revelam ou dialogam com as mensagens veiculadas pelo Sufismo.

O projeto destina-se tanto a pessoas com curiosidade sobre o Sufismo, como às que já se relacionam com este. A participação contempla três sessões de trabalho (uma online e duas presenciais) e uma pesquisa individual de poesia. As línguas de comunicação preferenciais são o português e o inglês.  Todas as línguas maternas são bem-vindas!

O cocurador convidado desta edição é Fabrizio Boscaglia, professor universitário e investigador na Área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona.

 

Como funcionará o projeto?

A partir desta chamada aberta, são selecionados 12 participantes para integrar um grupo de trabalho com os curadores e mediadores. As pessoas interessadas deverão candidatar-se até ao dia 15 de dezembro.

O formulário de candidatura estará disponível nesta página a partir de 20 de novembro.

A resposta será enviada até ao dia 15 de janeiro de 2022. A seleção dos candidatos irá obedecer aos seguintes critérios:

  1. Motivação pessoal e/ou profissional em fazer parte do projeto;
  2. Diversidade de perfis, permitindo o encontro entre quem já conhece o Sufismo e aqueles para quem este é uma novidade;
  3. Diversidade de línguas, origens culturais e interesses; dada a natureza da coleção, um elemento de preferência é o conhecimento ou o estudo de uma língua do Médio Oriente, sendo que os idiomas de comunicação preferenciais serão o português e/ou o inglês.

 

O que é esperado dos participantes?

Cada participante será convidado a refletir e a contribuir de forma criativa para a exposição final. O grupo de trabalho encontra-se na primeira sessão online (em janeiro) e em duas sessões presenciais (em fevereiro). A partir de um conjunto de obras apresentado pelos curadores, o grupo seleciona poemas que possam integrar a exposição, a página do site, entre outros meios de comunicação. O trabalho de recolha e seleção dos poemas é feito individualmente, entre as sessões presenciais. Estimamos que a participação total no projeto irá requerer cerca de 16 horas (8 horas de trabalho de grupo e 8 horas de trabalho individual).

 

Formulário de Inscrição

Veja mais em: https://gulbenkian.pt/museu/chamada-aberta-para-o-poder-da-palavra-iv/

Redes Sociais