Skip to main content
universidade lusófona
Notícias

Congresso Internacional Um Construtor da Modernidade: 500 anos das Teses de Lutero

24 junho 2016

Promovido pela Área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona, em parceria com a Universidade Aberta, e pela Sociedade Portuguesa da História do Protestantismo, realiza-se nos dias 9, 10 e 11 de Outubro de 2017, em Lisboa, o Congresso Internacional Um Construtor da Modernidade: 500 anos das Teses de Lutero, em comemoração do que pode ser considerado como fundação do Movimento Reformador Europeu.

A chamada Reforma Protestante não mudou apenas a história da religião cristã. Transformou a Alemanha, influenciou a Europa e os outros continentes.

Ainda que inspirada em outros movimentos precursores, enquanto mundividência, plasmada tanto no espaço sagrado como no universo profano, sem ela não é possível compreender a história e os processos que determinaram a cultura e a civilização europeia e mundial durante os últimos quinhentos anos.

Da modernidade à contemporaneidade, o pensamento teológico, mas também a literatura, a música, as artes plásticas, a educação, a economia, o direito e as ciências foram influenciadas pelo pensamento reformador.

Quinhentos anos depois, que herança ficou da dinâmica reformadora?

Que legado recebemos nas nossas mãos? Que influência permaneceu viva até hoje?

Numa palavra: que balanço?

O Congresso Um Construtor da Modernidade: 500 anos das Teses de Lutero pretende refletir sobre as múltiplas dimensões do movimento da Reforma, envolvendo não só teólogos, biblistas e exegetas oriundos de vários quadrantes confessionais e contextos religiosos, mas também historiadores, filósofos, sociólogos e outros cientistas sociais que ajudem a promover um olhar interdisciplinar sobre as marcas do pensamento reformador, revisitando os seus princípios e valores e assumindo-se como um valioso exercício de cidadania.

A CIDH – Cátedra Infante Dom Henrique para os Estudos Insulares Atlânticos e a Globalização – Universidade Aberta e o CLEPUL – Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, assumirão a coordenação científica.

O Prof. Doutor. José Eduardo Franco (Universidade Aberta) é o presidente da Comissão Científica, sendo o Prof. Paulo Mendes Pinto o vice-presidente.

A Comissão Organizadora será presidida pelo Prof. Doutor José Brissos-Lino (Universidade Lusófona). Sua Excelência o Presidente da República, Prof. Doutor. Marcelo Rebelo de Sousa, presidirá à Comissão de Honra.

Tratando-se de uma iniciativa de grande relevância social, cultural, religiosa e até política,o Congresso será formal e pormenorizadamente apresentado no próximo mês de outubro, a um ano da sua realização.