Skip to main content
universidade lusófona
Notícias

Herança islâmica em Portugal - Palestra com Renata Fontanillas (29 jul. '22)

25 julho 2022

HERANLA ISLÂMICA EM PORTUGAL: ACHADOS DOS SÉCULOS VIII-XIII

Palestra com Renata Fontanillas
(ARTIS - Universidade de Lisboa)

Datas

Sexta-feira dia 29 de julho às 18h (horário de Lisboa)

Via Zoom, sem inscrição

No contexto do Seminário Permanente de Estudos Islâmicos
(Área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona - Linha de Investigação Herança e Espiritualidade Islâmica)
Coord. Fabrizio Boscaglia

Resumo

Na literatura de referência sobre Arte Islâmica publicada até hoje é muito raro encontrar alguma referência ao patrimônio material português do seu período islâmico. Isso significa que Portugal teria passado mais de cinco séculos sob domínio islâmico mas não produziu Arte Islâmica? Essa questão foi o ponto de partida da tese de doutoramento de Renata Fontanillas que, nesta sessão, se encarregará de partilhar um pouco do que seriam os objetos, provenientes dos séculos VIII a XIII, do território português.

Oradora

Renata Fontanillas é doutoranda em História da Arte na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, é investigadora integrada do ARTIS-IHA e integrou a equipa do projeto "Património Islâmico em Portugal", conduzido pela Universidade Lusófona (FCSEA/ULHT).

Seu projeto de doutoramento trata dos objetos islâmicos de Portugal e foi contemplado com uma bolsa de estudos pela Fundação Calouste Gulbenkian. Seu principal interesse de investigação é a Arte Islâmica produzida na Península Ibérica entre os séculos VIII e XV. É Gestora Cultural com especialização em ‘Gestão de Empresas e Instituições Culturais’ pela Universidade de Barcelona e juntamente à investigação de doutoramento tem se dedicado aos estudos e práticas de Curadoria e Gestão de Coleções e Acervos do universo islâmico.

Mais informações sobre o Seminário Permanente de Estudos Islâmicos

Contacto: fabrizio.boscaglia@ulusofona.pt