Skip to main content
universidade lusófona
Notícias

Islamofobia em Portugal - Palestra com Marta Araújo (27 mai. '22)

23 maio 2022

ISLAMOFOBIA EM PORTUGAL

Representações mediáticas, discursos públicos e práticas institucionaisPalestra com Marta Araújo
(Centro de Estudos Sociais - Universidade de Coimbra)

Data

Sexta-feira dia 27 de maio às 18h (horário de Lisboa)

Via Zoom, sem inscrição

No contexto do Seminário Permanente de Estudos Islâmicos
(Área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona - Linha de Investigação Herança e Espiritualidade Islâmica)
Coord. Fabrizio Boscaglia

Resumo

A relação entre o Islão e Portugal é complexa e diversa em termos de protagonistas-chave, períodos históricos e conjunturas políticas que evoca – sendo um contexto particularmente adequado para o estudo da islamofobia.

A partir de investigação desenvolvida num projecto europeu, e especificamente a análise crítica do discurso e investigação empírica sobre o contexto português, este artigo examina: por um lado, as narrativas sobre muçulmanos e Islão que circulam na literatura académica e no ciberespaço (2000-20); por outro, diferentes expressões de islamofobia – individual e institucional: i) um caso de vandalismo de uma mesquita e as narrativas mediáticas que se seguiram; ii) debates sobre a educação, nomeadamente no que diz respeito à organização escolar e ao ensino da história.

Oradora

Marta Araújo (PhD, Universidade de Londres, 2003) é Investigadora Principal do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES). O seu trabalho de investigação aborda duas linhas complementares: i) políticas públicas, discurso político e igualdade étnico-racial; ii) educação e história pública, focando no colonialismo e na escravização.

Marta Araújo é co-coordenadora do Doutoramento 'Democracia no Século XXI' (CES/FEUC) e docente em vários programas doutorais. Tem actuado como consultora académica sobre discriminação e igualdade étnico-racial e estado envolvida em actividades de extensão. As suas publicações mais recentes incluem: ‘Islamophobia in Portugal, Beyond the National Register’, ReOrient, 2022; e Mobilizing History: Racism, Enslavement and Public Debate in Contemporary Europe, in Shirley Anne Tate and Encarnación Gutiérrez Rodríguez (Ed), The Palgrave Handbook of Critical Race and Gender, Palgrave, 2022 (com Kwame Nimako).

Mais informações sobre o Seminário Permanente de Estudos Islâmicos
Facebook: evento
Contacto: fabrizio.boscaglia@ulusofona.pt