Skip to main content
universidade lusófona
Notícias

Islamofobia - Palestra com AbdoolKarim Vakil (22 jul.)

19 julho 2021

ISLAMOFOBIA: EUROPA, MUÇULMANOS E RACISMOS

Palestra com AbdoolKarim Vakil (King's College London)

Seminário Permanente de Estudos Islâmicos (Área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona)

Quinta-feira dia 22 de julho às 18h (hora de Portugal continental)

Via Zoom, livre, aberto a todos (sem inscrição)

Apresentação

Esta palestra visa introduzir temas e aspetos da Islamofobia no contexto europeu, com especial destaque para assuntos relacionados com o racismo. A palestra decorre em língua portuguesa e tem a duração de cerca de duas horas, incluindo um debate final.

Orador

Abdoolkarim Vakil é professor de Estudos Portugueses e de História Contemporânea nos Departamentos de Estudos Espanhois, Portugueses e Latino Americanos, e de História, no King’s College da Universidade de Londres.

A sua investigação incide principalmente sobre História Intelectual, Cultural e Politica, sécs. XIX a XXI, comunidades muçulmanas, Estudos Criticos muçulmanos e Islamofobia.

Publicaçõees incluém os livros Thinking Through Islamophobia: Global Perspectives, co-organisado com Salman Sayyid (2011); Moçambique: Memória Falada do Islão e da Guerra (Almedina, 2010) em co-autoria com Fernando Amaro Monteiro e Mário Artur Machaqueiro (2011); e Al-Andalus in Motion: Travelling Concepts and Cross-Cultural Contexts, co-organisado com Julian Weiss e Rachel Scott (2021); e artigos como ‘Pensar o Islão: Questões coloniais, interrogações pós-coloniais’, Revista Crítica de Ciências Sociais (2004), ‘Questões Inacabadas: Colonialismo, Islão e Portugalidade’, in Fantasmas e Fantasias Imperiais no Imaginário Português Contemporâneo (2003), e ‘Eça e o Islão: Questões do Oriente/ Questões do Ocidente’, Camões. Revista de Letras e Culturas Lusófonas (2000), entre outros. AbdoolKarim é membro do corpo editorial da revista académica ReOrient: Journal of Critical Muslim Studies.

Organização e Contacto

Fabrizio Boscaglia

fabrizio.boscaglia@ulusofona.pt

Linha de Investigação em Herança e Espiritualidade Islâmica (ULHT)

Partilhar no Facebook