Skip to main content
universidade lusófona
Notícias

NOVO número da Revista Relicário disponível: DOSSIER AS NOVAS ESPIRITUALIDADE URBANAS

2 março 2022

As Novas Espiritualidades Urbanas

Já Disponível o v. 8 n.16  da Revista Relicário

Este número apresenta 12 excelentes artigos que foram cedidos com exclusividade à revista por professores doutores da UNIVERSIDADE LUSÓFONA DE HUMANIDADES E TECNOLOGIAS (Lisboa, Portugal), organizados originalmente no formato de livro, ou seja, dividido em partes. .

A equipe editorial da Relicário decidiu publicar esse dossier, mesmo sendo ele produzido por uma única instituição académica, contrariando o cumprimento das normas da CAPES nesse quesito.

Essa decisão, de caráter excecional,  justifica-se pela abordagem original e instigante que o dossier faz de  um assunto muito atual, a qual, com certeza enriquece a área a que se dedica a revista. Como diz Paulo Mendes Pinto, um dos autores:

"Num tempo em que se verificam imensas e profundas alterações no campo da prática e da identidade religiosa, urge também olhar para a matéria mais profunda da criação de significados: os símbolos, as narrativas e os ritos.

O desafio lançado neste dossier aos autores foi o de pensar nas possibilidades do símbolo nos dias de hoje, especialmente onde as comunidades e os grupos mais vivamente encetam dinâmicas espirituais. Em seus artigos os autores contemplam o símbolo como  matéria de criatividade espiritual, hermenêutica e existencial, reconfigurando o próprio ambiente urbano."

Coordenadores

  • José Brissos-Lino – Editor convidado para este número
  • Paulo Mendes Pinto – Editor convidado para este número
  • Daniel Mineiro – Editor convidado para este número
  • Vani Terezinha de Rezende – Editora Responsável

Para mais informações, acesse o site da revista.

Siga-nos nas nossas Redes Sociais

Facebook Instagram Twitter YouTube