• Início
  • Notícias
  • Amor em Ibn ‘Arabī e Abhinavagupta: palestra online por Sandra Benato (16 dez. ’22)

Amor em Ibn ‘Arabī e Abhinavagupta: palestra online por Sandra Benato (16 dez. ’22)

IBN ‘ARABĪ E ABHINAVAGUPTA – DIÁLOGO SOBRE O AMOR FUNDAMENTAL

Palestra com Sandra Benato
(MIAS-Latina – Ibn Arabiī Society)

 

Sexta-feira dia 16 de dezembro às 18h (horário de Lisboa)
Via Zoom, sem inscriçãohttps://videoconf-colibri.zoom.us/j/88353084579

 

No contexto do Seminário Permanente de Estudos Islâmicos
(Área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona – Linha de Investigação Herança e Espiritualidade Islâmica)
Coord. Fabrizio Boscaglia

RESUMO

Esta comunicação apresenta, de modo extremamente sumário, sincronicidades entre o pensamento sufi de Ibn ‘Arabī e o xivaísta não-dual de Abhinavagupta a partir de alguns conceitos fundamentais para ambos, como a unicidade entre existência e consciência, a perplexidade e o amor como fundamentos da realidade. Para isso colocamos os dois Grandes Mestres em diálogo imaginal, por um lado, pois nunca se conheceram, e factual, por outro, através de seus escritos. Ainda em fase inicial,  este trabalho já demonstra a característica tântrica de Ibn ‘Arabī e o estado de “Luz sobre Luz” de Abhinavagupta, e permite abordagens co-referenciais na compreensão do trabalho tanto de um quanto de outro.

A ORADORA

Doutora em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo; Mestre em Filosofia pela Universidade Católica de Curitiba; Bacharel em Comunicação/Jornalismo, Filosofia e Artes Plásticas; Pós-graduada em Ensino e Tradução; professora de Yoga e Yogaterapia, com formação em vários sistemas e diferentes países ao longo de mais de quarenta anos. Membro da MIAS-Latina (Ibn ‘Arabī Society).

Mais informações sobre o Seminário Permanente de Estudos Islâmicos: https://cienciadasreligioes.ulusofona.pt/noticias/seminario-permanente-de-estudos-islamicos-2022

Contacto: fabrizio.boscaglia@ulusofona.pt

 

Redes Sociais