• Início
  • Notícias
  • Livro «Orpheu Filosófico: a Geração de Orpheu entre Artes e Filosofias» (Ed. Universitárias Lusófonas)

Livro «Orpheu Filosófico: a Geração de Orpheu entre Artes e Filosofias» (Ed. Universitárias Lusófonas)

Orpheu Filosófico: a Geração de Orpheu entre Artes e Filosofias (Edições Universitárias Lusófonas)
Coord. Paulo Borges, Fabrizio Boscaglia, Pedro Vistas

Lançamento na Casa Fernando Pessoa a 6 de maio de 2022 às 15h (v. infra)

Resumo

O objetivo do volume Orpheu Filosófico: a Geração de Orpheu entre Artes e Filosofias (Edições Universitárias Lusófonas, 2022) é repensar a dimensão e as virtualidades filosóficas da chamada Geração de Orpheue dos autores direta ou indiretamente ligados à homónima revista, que têm sido predominantemente considerados e estudados numa perspetiva artística e literária. Considerando que um olhar filosófico complementa e enriquece estas perspetivas, reunimos aqui ensaios, estudos e documentos que, além de repensarem o sentido da própria revista e do movimento de Orpheu, mostram e exploram, por vezes comparativamente, novas dimensões de seus destacados colaboradores, como Fernando Pessoa, Almada Negreiros e Raul Leal, sem esquecer o compositor Ruy Coelho.

Lançamento (6 mai. ’22)

6 de Maio | Lançamento do Livro inserido no programa Colóquio Novos Estudos Pessoanos 2022 com transmissão online nos canais digitais (Facebook e Youtube) da Casa Fernando Pessoa, na sessão das 15h: https://www.casafernandopessoa.pt/pt/cfp/coloquio-novos-estudos-pessoanos-2022

Encomendas

Pode adquirir esta obra através do email: edicoes.lusofonas@ulusofona.pt

Notas Biográficas (coordenadores)

Paulo Borges (Lisboa, 1959) é Professor no Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e investigador do Centro de Filosofia da mesma Universidade. Professor de Medicina e Meditação e do Mestrado em Cuidados Paliativos na Faculdade de Medicina da mesma Universidade. Cofundador e Presidente do Círculo do Entre-Ser, associação filosófica e ética. Cofundador e Presidente da MYMA, associação para a cultura contemplativa. Membro da Direcção da Associação Agostinho da Silva. Autor e organizador de 63 livros de ensaio filosófico, aforismos, poesia, ficção e teatro. Doutor Honoris Causa pela Universidade Tibiscus de Timisoara (Roménia), em 2017. Prémio Ibn Arabi – Taryumán 2019, atribuído pela Muhyiddin Ibn Arabi Society Latina, em 2019.

Fabrizio Boscaglia (Turim, 1981)  é Professor Auxiliar Convidado na Área de Ciência das Religiões da Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração da Universidade Lusófona. Membro do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa. Consultor do King’s College (Londres). Co-curador convidado no Museu Calouste Gulbenkian e na Biblioteca Nacional de Portugal. Doutor em Filosofia pela Universidade de Lisboa com uma tese sobre Fernando Pessoa e o Islão. Os seus principais interesses de investigação são: a representação e a presença do Islão na cultura portuguesa contemporânea; o pensamento e a obra de Fernando Pessoa; aspetos teológicos e metafísicos da espiritualidade islâmica. Autor de centenas de publicações científicas e comunicações a nível internacional. Autor do livro de poemas Il ritorno dell’anima (Ladolfi, 2021).

Pedro Vistas tem-se dedicado ao ensino e à investigação, com colaborações em vários centros. A sua investigação incide sobretudo nas áreas da metafilosofia, filosofia antiga, filosofia da espiritualidade, filosofia da educação, filosofia portuguesa, e ainda da filosofia da arte na vertente literária. Tem assim publicado em diversas revistas da especialidade, nacionais e internacionais, foi coordenador de obras dedicadas à investigação ética e tem coordenado e organizado diversos projectos universitários.

Redes Sociais