«PINHARANDA GOMES: HISTORIADOR DO PENSAMENTO PORTUGUÊS» – Mostra na Biblioteca Nacional de Portugal (13 abr. – 17 set. ’22)
Está agendada para quarta-feira dia 13 de abril, às 17h30, na Biblioteca Nacional de Portugal, a inauguração da mostra «Pinharanda Gomes: historiador do pensamento português».
Uma iniciativa liderada pela Área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona, sobre o historiador da cultura portuguesa e filósofo católico Jesué Pinharanda Gomes (1939-2019).
Comissários: Miguel Real, Renato Epifânio e o nosso professor Fabrizio Boscaglia.
Mais informações e programa no site da Biblioteca Nacional de Portugal:
Comemoração do Dia Mundial do Desporto ao Serviço da Paz
No passado dia 6 de Abril a área de Ciência das Religiões e o Plano Nacional para Ética no Desporto comemoraram o Dia Mundial do Desporto ao Serviço da Paz, com uma conversa muito simpática, onde se juntaram: José Carlos Lima (Coord. do PNED), Prof. Filipe Luís Casanova, Elder Joaquim Moreira, Nuno Delgado (Atleta) e Abdullah Seedat (Colégio Islâmico de Palmela), na moderação Daniel Mineiro.
O Instituto de Cristianismo Contemporâneo (Ciência das Religiões) da Universidade Lusófona vai realizar em Lisboa, de 26 a 28 de Janeiro de 2023, o III Congresso Internacional de Cristianismo Contemporâneo, dedicado à temática “Reconfigurações da Fé na Contemporaneidade”, que se destina a incentivar a investigação científica e sua partilha de resultados na área da religião e espiritualidade cristã, na especificidade dos vários ramos da fé e vivências, assim como no âmbito da sua relação com outras
experiências e expressões religiosas. Trata-se dum evento de natureza estritamente académica e não confessional.
A submissão de propostas de comunicações está aberta até 31 de Outubro
de 2022 num dos seguintes eixos temáticos:
Eixo Temático nº. 1 – Desafios teológicos contemporâneos
Eixo Temático nº. 2 – Fé e Cultura
Eixo Temático nº. 3 – Diálogos interconfessionais e inter-religiosos
Eixo Temático nº. 4 – Cristianismo, Democracia e Sociedade Civil
Eixo Temático nº. 5 – Tradição e dogmática face aos textos bíblicos
Este número apresenta 12 excelentes artigos que foram cedidos com exclusividade à revista por professores doutores da UNIVERSIDADE LUSÓFONA DE HUMANIDADES E TECNOLOGIAS (Lisboa, Portugal), organizados originalmente no formato de livro, ou seja, dividido em partes. .
A equipe editorial da Relicário decidiu publicar esse dossier, mesmo sendo ele produzido por uma única instituição académica, contrariando o cumprimento das normas da CAPES nesse quesito. Essa decisão, de caráter excecional, justifica-se pela abordagem original e instigante que o dossier faz de um assunto muito atual, a qual, com certeza enriquece a área a que se dedica a revista. Como diz Paulo Mendes Pinto, um dos autores: :
Num tempo em que se verificam imensas e profundas alterações no campo da prática e da identidade religiosa, urge também olhar para a matéria mais profunda da criação de significados: os símbolos, as narrativas e os ritos. O desafio lançado neste dossier aos autores foi o de pensar nas possibilidades do símbolo nos dias de hoje, especialmente onde as comunidades e os grupos mais vivamente encetam dinâmicas espirituais. Em seus artigos os autores contemplam o símbolo como matéria de criatividade espiritual, hermenêutica e existencial, reconfigurando o próprio ambiente urbano.
Coordenadores deste número:
José Brissos-Lino – Editor convidado para este número
Paulo Mendes Pinto – Editor convidado para este número
Daniel Mineiro – Editor convidado para este número
Vani Terezinha de Rezende – Editora Responsável
Para mais informações, acesse o site da revista no link :
Este curso resulta de uma parceria com a Universidade Lusófona e é coordenado por Daniel Mineiro, professor e coordenador de projetos da Universidade Lusófona.O ato de nos alimentarmos é algo precioso no contexto das grandes religiões. Figura divina, homem, mundo e animais são pensados de acordo com uma ética muito específica. Nada é deixado ao acaso, em momento algum a alimentação corresponde a um ter de comer, para sobreviver. Segundo cada visão, existe uma estrutura de mundo, que eleva alguns alimentos ao estatuto de sagrados e desmerece outros, com a denotação de interditos. Este Curso dará conta desta disciplina alimentar, que se vive no seio das grandes religiões e espiritualidades.Como complemento, mas igualmente importante, o curso contempla ainda uma vertente prática, onde teremos aulas de culinária macrobiótica – como cozinhar para as diferentes religiões, tendo em conta as suas especificidades. Objetivos: O Curso Alimentos Sagrados e Profanos será uma grande viagem pelas religiões e espiritualidades. Ao mesmo tempo que abalança na navegação de águas novas, dará conta de regimes alimentares que foram adoptados pelo cristianismo, budismo, islão, esoterismo, judaísmo e Hinduísmo. Com efeito, permitirá aos alunos:
Definir as linhas de pensamento das grandes religiões
Perceber quais são os alimentos sagrados e quais são os alimentos profanos, nas diferentes espiritualidades.
Elencar que tipo de alimentos são consumidos nos períodos festivos das diferentes espiritualidades.
Determinar que tipo de rituais estão associados ao consumo de determinado tipo de alimentos.
Este curso é para si, se:
Procura saber mais sobre as grandes religiões.
Procura conhecer os regimes alimentares de outras religiões.
Procura distinguir os alimentos sagrados dos profanos, segundo o preceito das diferentes religiões.
Tem interesse pelos períodos festivos em que diferentes alimentos são consumidos.
Tem formação na área da culinária e quer acrescentar conhecimento sobre os vários regimes alimentares associados às religiões.
O curso oferece uma conjugação única da experiência de vários formadores, com um vasto conhecimento na área.
PROGRAMA:
24 FEV. – A COZINHA DO SAGRADOcom Paulo Mendes Pinto
3 MAR. – NOVOS MOVIMENTOS RELIGIOSOS E A MUDANÇA NA ALIMENTAÇÃOcom Jorge Botelho Moniz
10 MAR. – O CUIDAR DO CORPO E A AFIRMAÇÃO TEOLÓGICAcom Joaquim Moreira
17 MAR. – O ISLÃO E A ALIMENTAÇÃOcom Fabrizio Boscaglia
17 MAR. – AULA DE CULINÁRIA: ISLÃOcom Sónia Jordão
24 MAR. – O ESOTERISMO E A ALIMENTAÇÃOcom Rui Lomelino Freitas
24 MAR – AULA DE CULINÁRIA: ESOTERISMO com Sónia Jordão
31 MAR. – O JUDAÍSMO E A ALIMENTAÇÃOcom José Caria Mendes
31 MAR. – AULA DE CULINÁRIA: JUDAÍSMOcom Sónia Jordão
7 ABR. – O CRISTIANISMO E A ALIMENTAÇÃOcom José Brissos-Lino e Daniel Mineiro14 ABR. – O HINDUÍSMO E A ALIMENTAÇÃOcom Paulo Hayes
14 ABR. – AULA DE CULINÁRIA: HINDUÍSMOcom Sónia Jordão
HORÁRIOS:
O curso decorre de 24 de Fevereiro a 14 de Abril.
As aulas decorrem às quintas-feiras, das 18h às 19h30h as aulas teóricas e das 19h30 às 21 as aulas de culinária.
Carga horária: 18h
O Curso decorre no formato presencial. Se tiver interesse pelo formato online, por favor entre em contacto connosco através do email:
Estão abertas as inscrições: propostas de comunicação para o Grupo de Trabalho 10: CATOLICISMO, ECUMENISMO E DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO, no âmbito do II Simpósio Internacional de Estudos do Catolicismo.
Resumo: Acreditava-se que o Concílio Vaticano II teria sido uma revolução, pelo menos no domínio das mentalidades. Acreditava-se que seria um virar de página na postura da Igreja Católica face a um mundo em profunda transformação, ferido por duas guerras mundiais que deixaram a população europeia mais descrente e dececionada com as instituições religiosas. Considerava-se necessária uma mudança substantiva no diálogo ecuménico e, para tal, João XXIII procurou modernizar a Igreja e atrair fiéis afastados. Passaram quase sessenta anos e muito desse otimismo ficou pelo caminho, pois, apesar dos importantes documentos gerados no Concílio, o catolicismo continuou a sofrer de clericalismo e foi perdendo influência na sociedade durante a segunda metade do século vinte. Além disso, os Estados (sobretudo europeus) foram-se laicizando e, consequentemente, no diálogo com o catolicismo, colocaram a tónica na liberdade religiosa. Com o Concílio Vaticano II, nomeadamente com a Declaração Dignitatis Humanae (1965), o princípio da liberdade religiosa surge amadurecido dentro do catolicismo, adequando-se ao direito civil e garantindo que os cidadãos, individual ou coletivamente, possam viver e manifestar livremente a dimensão religiosa inerente ao ser humano. Desde os Papas Paulo VI a João Paulo II, Bento XVI a Francisco que a Igreja coloca este tema, como manifestação mais profunda da liberdade de consciência, em grande consideração, levantando questões antropológicas, políticas e teológicas que se afiguram incontornáveis para o bem comum e a paz mundial. Todavia, atualmente, não obstante o reforço do direito civil e a promoção e afirmação deste princípio, as novas ameaças à liberdade religiosa acumulam-se e assumem dimensões globais, colocando em risco valores morais. Neste contexto, a Igreja é interpelada a revisitar a sua visão sobre liberdade religiosa e a agir com base nos seus princípios adjacentes – diálogo inter-religioso e ecumenismo. De facto, a par de uma afirmação pública, de grande significado político, da necessidade do diálogo inter-religioso, como no caso do encontro entre o Papa Francisco e o Grão Imame Al-Tayyeb e da “Declaração de Abu Dhabi”, bem como da encíclica Fratelli Tutti, a Igreja Católica mantém uma ação ecuménica que visa a união das Igrejas Cristãs. A par desta valorização do diálogo com outras religiões, no espaço do cristianismo, a competição revela-se viva, seja no campo de uma Europa pós-cristã, seja no de uma América, África ou Ásia onde as Igrejas Evangélicas revelam uma maior eficácia no crescimento e na fidelização de membros. Nesta equação, considerando a necessidade de a Igreja Católica se afirmar como caixa de ressonância dos valores humanistas e até iluministas de fraternidade, emerge uma questão: – qual a atualidade e pertinência do Concílio Vaticano II para a articulação da sua mensagem cultural de integração com uma teologia de salvação? É sobre estas questões e os seus elementos constituintes – catolicismo, liberdade religiosa, ecumenismo e diálogo inter-religioso – que o nosso GT se vai debruçar. Assim sendo, este GT está aberto a todas as propostas que, tendo como pano de fundo os objetivos do Simpósio, consigam colocar em diálogo estas dimensões do catolicismo com o impacto, relevância e atualidade do Concílio Vaticano II.
Palavras-chave: catolicismo; liberdade religiosa; ecumenismo; diálogo inter-religioso; Concílio Vaticano II.
Este Curso será leccionado no sistema de ensino à distância (EaD) e aborda as diversas
representações da cultura religiosa, em especial no âmbito da Literatura, das Artes e da
Música, com ênfase na tradição cristã.
Pretende-se reflectir sobre as sobreposições entre Religião e Cultura, desde sempre
presentes nas comunidades humanas até à vida contemporânea. Esta PG colocará o foco
no património cultural presente na dimensão religiosa cristã do Ocidente, que marcou
indelevelmente o seu pensamento e cultura, sem esquecer outras influências religiosas.
Espera-se que os alunos adquiram competências gerais de compreensão da forte
influência religiosa presente em todo o campo cultural e da igualmente importante
influência das culturas humanas no domínio do religioso.
Destina-se preferencialmente a estudantes e graduados em Letras, Teologia, Ciência das
Religiões, Música, Artes, Museologia, mas também nas Ciências Sociais e Humanas,
assessoria religiosa e cultural, assim como outros interessados no universo cultural e/ou
religioso em geral.
Estrutura do curso
Esta PG, que conta com um grupo significativo de conferencistas convidados, nacionais
e estrangeiros, prevê 8 módulos de 15 horas cada e no final confere um Certificado de
competências com 24 ECTS.
Módulo 1: Representações literárias do religioso
Módulo 2: O Sagrado Feminino
Módulo 3: Representações religiosas no campo das Artes
Módulo 4: História das Ideias Religiosas
Módulo 5: Religião e Comunicação
Módulo 6: A Música e o divino
Módulo 7: Arte Sacra
Módulo 8: Introdução à Cultura Bíblica
Os módulos que a isso se proporcionem incluirão visitas de estudo (Museus, Biblioteca
Nacional, Torre do Tombo, Sociedade de Geografia de Lisboa e outros locais de
interesse).
Direcção do curso: José Brissos-Lino
Docentes: Alexandre Honrado; Floriana Oliveira; José Brissos-Lino; Lidice Meyer
Pinto Ribeiro; Maria João Pereira Coutinho; Márcia Marat Grilo Data de início: 7 de Abril de 2022
Horário: pós-laboral, Quintas-feiras, das 18H00 às 22H00 (hora de Portugal) Inscrições aqui:
https://www.ulusofona.pt/pos-graduacoes/representacoes-da-cultura-religiosa
Desde o início da humanidade, a mulher desempenhou os papéis essenciais de reprodução e cuidado, mas também atuou diretamente na institucionalização e preservação da prática religiosa. As mulheres estiveram presentes em toda a vida de Jesus, desde o seu nascimento até a sua morte e ressurreição. Este curso tem como propósito a releitura crítica das histórias das mulheres nos Evangelhos em seu contexto sociopolítico, econômico e religioso.
Direcção e docência: Profa. Doutora Lidice Meyer Pinto Ribeiro (ICC/ULHT)
Data: O curso inicia no dia 5 de fevereiro de 2022 e se encerra em 5 de março. Não haverá aula no dia 26 de fevereiro.
Horário: As aulas acontecerão ao vivo, aos sábados, às 15h do Brasil / 18 h (Portugal) através da plataforma Zoom.
Cada aula terá a duração de 1 hora de exposição, seguida de 30 minutos para perguntas e debates.
Valor do curso: 20 euros
Programa do curso:
Aula 1: As mulheres na genealogia de Jesus
Resumo: Estudo das histórias e importância das cinco mulheres presentes na Genealogia de Jesus no Evangelho de Mateus: Tamar, Raabe, Rute, Bate-Seba e Maria.
Aula 2: As mulheres na infância de Jesus
Resumo: Estudo da presença e importância das mulheres na formação de Jesus durante a sua infância.
Aula 3: As mulheres no ministério de Jesus
Resumo: Estudo da vida e importância das mulheres nomeadas que acompanharam Jesus em seu ministério.
Aula 4: As mulheres anónimas na vida de Jesus
Resumo: Estudo das mulheres anónimas que fizeram parte da vida e dos ensinos de Jesus.
Este curso resulta de uma parceria com a Universidade Lusófona e é coordenado por Daniel Mineiro, professor e coordenador de projetos da Universidade Lusófona.O ato de nos alimentarmos é algo precioso no contexto das grandes religiões. Figura divina, homem, mundo e animais são pensados de acordo com uma ética muito específica. Nada é deixado ao acaso, em momento algum a alimentação corresponde a um ter de comer, para sobreviver. Segundo cada visão, existe uma estrutura de mundo, que eleva alguns alimentos ao estatuto de sagrados e desmerece outros, com a denotação de interditos. Este Curso dará conta desta disciplina alimentar, que se vive no seio das grandes religiões e espiritualidades.Como complemento, mas igualmente importante, o curso contempla ainda uma vertente prática, onde teremos aulas de culinária macrobiótica – como cozinhar para as diferentes religiões, tendo em conta as suas especificidades. Objetivos: O Curso Alimentos Sagrados e Profanos será uma grande viagem pelas religiões e espiritualidades. Ao mesmo tempo que abalança na navegação de águas novas, dará conta de regimes alimentares que foram adoptados pelo cristianismo, budismo, islão, esoterismo, judaísmo e Hinduísmo. Com efeito, permitirá aos alunos:
Definir as linhas de pensamento das grandes religiões
Perceber quais são os alimentos sagrados e quais são os alimentos profanos, nas diferentes espiritualidades.
Elencar que tipo de alimentos são consumidos nos períodos festivos das diferentes espiritualidades.
Determinar que tipo de rituais estão associados ao consumo de determinado tipo de alimentos.
Este curso é para si, se:
Procura saber mais sobre as grandes religiões.
Procura conhecer os regimes alimentares de outras religiões.
Procura distinguir os alimentos sagrados dos profanos, segundo o preceito das diferentes religiões.
Tem interesse pelos períodos festivos em que diferentes alimentos são consumidos.
Tem formação na área da culinária e quer acrescentar conhecimento sobre os vários regimes alimentares associados às religiões.
O curso oferece uma conjugação única da experiência de vários formadores, com um vasto conhecimento na área.
PROGRAMA:
24 FEV. – A COZINHA DO SAGRADOcom Paulo Mendes Pinto
3 MAR. – NOVOS MOVIMENTOS RELIGIOSOS E A MUDANÇA NA ALIMENTAÇÃOcom Jorge Botelho Moniz
10 MAR. – O CUIDAR DO CORPO E A AFIRMAÇÃO TEOLÓGICAcom Joaquim Moreira
17 MAR. – O ISLÃO E A ALIMENTAÇÃOcom Fabrizio Boscaglia
17 MAR. – AULA DE CULINÁRIA: ISLÃOcom Sónia Jordão
24 MAR. – O ESOTERISMO E A ALIMENTAÇÃOcom Rui Lomelino Freitas
24 MAR – AULA DE CULINÁRIA: ESOTERISMO com Sónia Jordão
31 MAR. – O JUDAÍSMO E A ALIMENTAÇÃOcom José Caria Mendes
31 MAR. – AULA DE CULINÁRIA: JUDAÍSMOcom Sónia Jordão
7 ABR. – O CRISTIANISMO E A ALIMENTAÇÃOcom José Brissos-Lino e Daniel Mineiro14 ABR. – O HINDUÍSMO E A ALIMENTAÇÃOcom Paulo Hayes
14 ABR. – AULA DE CULINÁRIA: HINDUÍSMOcom Sónia Jordão
HORÁRIOS:
O curso decorre de 24 de Fevereiro a 14 de Abril.
As aulas decorrem às quintas-feiras, das 18h às 19h30h as aulas teóricas e das 19h30 às 21 as aulas de culinária.
Carga horária: 18h
O Curso decorre no formato presencial. Se tiver interesse pelo formato online, por favor entre em contacto connosco através do email:
Atualmente o fenómeno místico é objeto de múltiplas abordagens que interessam não só à teologia e à ciência das religiões, como à psicologia, à psicopatologia e até mesmo à psicofísica, com o objetivo de estudar “cientificamente” os fenómenos místicos (levitação, estigmatização, êxtase) que são considerados extraordinários, até serem considerados como provas de santidade ou de união inédita com Deus.
Com origem no termo grego “ocultar”, a mística cristã tem três dimensões: a bíblica, refere-se a interpretações ocultas ou alegóricas das Escrituras; a litúrgica, refere-se à presença de Cristo na Eucaristia; e, a espiritual, o conhecimento contemplativo, ensinando verdades espirituais inacessíveis apenas por meio do intelecto.
Conhecer a mística cristã, na história do cristianismo, na reflexão teológica e espiritual, na centralidade da Pessoa e do mistério de Cristo, na exegese bíblica, na cultura, na linguagem e na simbólica, e, sobretudo no peso que a mística teve na perceção da união do homem com Deus e dos fenómenos identificadores da presença do Espírito Santo na história da Igreja;
– Conhecer a teologia ascética, mística e espiritual cristã;
– Conhecer os místicos e os desafios que lançaram ao cristianismo;
– Interpretar os fenómenos místicos.
Data de Início Prevista: 03/02/2022
Data de Fim Prevista: 30/06/2022
Data Limite de Candidatura: 03/02/2022
Horário Previsto: 19:00 às 21:00
Programa do curso:
1. Mística e Misticismo
2. História da Mística
3. Sustentação Teológica, Bíblica e Padres da Igreja
4. Ascese e Mística
5. Mística Cristã
– Práxis: Eros e Ágape
– Desejo de Deus e do Amor
– Mística e Afetividade
– Corpo Espiritual
– Caminho da Conversão
– Lectio Divina e Meditação
6. Experiência Mística Cristã: identidade e estrutura
7. Elementos constitutivos do misticismo cristão: a experiência mística, passividade e conhecimento contemplativo
8. Tipos de experiência mística cristã: essência mística; misticismo nupcial; misticismo de ausência.
9. Dons e Fenómenos Místicos
10. Estudos filosóficos da mística
11. Mística e Poesia
12. Figuras Místicas no Cristianismo Antigo, mensagem e impacto na cultura e teologia cristãs
13. Figuras Místicas na Idade Média, mensagem e impacto na cultura e teologia cristãs
14. Figuras Místicas na Época Moderna, mensagem e impacto na cultura e teologia cristãs
15. Figuras Místicas na Época Contemporânea, mensagem e impacto na cultura e teologia cristãs
16. Místicos Portugueses