Skip to main content
universidade lusófona
Notícias

Prémio «Consciência e Liberdade, 2014» entregue a Susana Machado

28 junho 2016

Susana Catarina Sousa Machado é a vencedora do Prémio da Revista Consciência e Liberdade - 2014 - pelo seu trabalho Do direito de o trabalhador observar períodos de guardaimpostos pela religião que professa".

Susana Machado é Jurista e Docente no Instituto Politécnico do Porto e Membro do CIICESI, sendo presentemente Doutoranda no Departamento de Direito Mercantil e do Trabalho da Universidade de Santiago de Compostela.

Especialista em Direito do Trabalho, a autora apresentou uma análise sobre o binómio acomodação - conflitualidade "num aspeto concreto das relações laborais em face do exercício da liberdade religiosa dos trabalhadores": o direito a observar períodos de guarda por motivos religiosos.

Segundo a autora, esta "trata-se de uma reflexão crítica útil para a promoção da igualdade, da diversidade e da tolerância numa sociedade cada vez mais plural no domínio religioso em que o trabalho ocupa um lugar de destaque na vida dos indivíduos.".

O Júri tem a expectativa de que o presente Prémio seja um incentivo à iniciativa académica e cívica na área da Liberdade Religiosa, que se reflita numa participação alargada em profundas edições.

Elementos do Júri

  • Dr. Fernando Soares Loja, Presidente, em exercício, da CLR
  • Dr. Paulo Mendes Pinto, Área de Ciências da Religião da Universidade Lusófona
  • Dr. Artur Machado, AIDLR-Pt