Simpósio Internacional Ibn Arabi (Ávila, 11 mai.)

«Sono, vigília e conhecimento de si em Ibn ʿArabī e em Fernando Pessoa» é a comunicação de Fabrizio Boscaglia no Simpósio Internacional Ibn Arabi, da MIAS-Latina, a decorrer em Ávila, Espanha, entre 10 e 12 de maio de 2019.

Será apresentado o número especial da revista El Azufre Rojo (Universidade de Múrcia) sobre Maria Gabriela Llansol e Ibn Arabi, editado por Fabrizio Boscaglia e Luiza Rosa.

Na língua árabe, especialmente na linguagem de Ibn Arabi, os termos, ši’r, poesia, e šu’ûr, percepção sutil do velado, estão intimamente relacionados pela sua raiz lexical.

Este simpósio oferece uma abordagem multidisciplinar e intercultural sobre estes temas, quer na dimensão literária, quer pelas modalidades do discurso místico, através de várias perspectivas, incluindo as da Imaginação Criadora e as das múltiplas percepções e interpretações da inspiração.

Constituindo-se as poéticas de João da Cruz e Ibn Arabi como as principais referências do simpósio, dezesseis oradores falarão, sobretudo de forma comparativa, sobre muito diferentes aspectos das literaturas da espiritualidade, tanto antigas, como modernas.

Redes Sociais