Jorge Botelho Moniz

Nome:

Jorge Botelho Moniz

Grau Académico

Doutorando

Vínculo à ULHT / Àrea de Ciência das Religiões

Investigador Associado

Áreas de Investigação

Secularização. Secularismo (relações Estado-religiões). Sociologia da religião. Teologia prática. Direitos humanos.

Apresentação

Jorge Botelho Moniz é bolseiro de doutoramento em Ciência Política, especialidade de Teoria e Análise Política pela FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia na FCSH/NOVA – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e na UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina. Conferencista convidado em Sciences Po Paris – Université de Poitiers. Entre 2014-2016 foi bolseiro de doutoramento do Erasmus Mundus Action 2 Programme da União Europeia na UFSC. Correspondente nacional da rede científica EUREL – Données sociologiques et juridiques sur la religion en Europe (Université Robert Schuman: Centre National de la Recherche Scientifique). Investigador do CITER – Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião (Universidade Católica Portuguesa), do IHC – Instituto de História Contemporânea (Universidade Nova de Lisboa) e do ICC – Instituto de Cristianismo Contemporâneo (Universidade Lusófona).

O seu trabalho de investigação centra-se, essencialmente, em duas linhas: uma mais sociológica, sobre o tema da secularização, e outra no campo da ciência política, sobre o secularismo. Dentro destes tópicos, além de inúmeras publicações científicas nacionais e internacionais, tem promovido e organizado eventos científicos, onde se destacam a sua colaboração com a ABHR – Associação Brasileira de História das Religiões, com o PPGSP – Programa de Pós-graduação em Sociologia Política da UFSC e com o IHC – Instituto de História Contemporânea (UNL). Coorganizou um número temático sobre “A sociologia da religião hoje: secularização(ões), secularismo(s) ou laicidade?” na revista Política & Sociedade (Brasil).

Percurso Académico

Tem licenciatura em Ciência Política e Relações Internacionais pela FCSH/NOVA e mestrado em Direito, especialidade de Filosofia do Direito, pela Faculdade de Direito da FD/NOVA. Possui um DEA – Diploma de Estudos Avançados em ciência política, especialidade de teoria e análise política pela FCSH/NOVA. Além disso, frequentou o PPGSP – Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da UFSC (Brasil) aquando da sua bolsa Erasmus Mundus.

Redes Sociais