Na quinta-feira dia 30 de outubro de 2025, às 18h (horário de Portugal continental), decorre a sessão do Seminário Permanente de Estudos Islâmicos dedicada ao tema: Reflexões sobre arte e feminismo da Palestina.
Palestra com Shahd Wadi (Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra)
Resumo
Objetivo desta comunicação é refletir sobre as práticas artísticas das mulheres, e relacionadas com feminismo, no contexto multireligioso e multicultural palestiniano, da diáspora palestiniana e dos territórios palestinianos ocupados. Mais informações em breve.
A oradora
Shahd Wadi é uma investigadora e autora palestiniana ativa em Portugal, inclusivamente nos campos da tradução, escrita, curadoria e consultorias artísticas. A sua dissertação de Doutoramento em Estudos Feministas pela Universidade de Coimbra serviu de base ao livro Corpos na trouxa: histórias-artísticas-de-vida de mulheres palestinianas no exílio (2017). Foi então seleccionada para a plataforma Best Young Researchers. Obteve o grau de mestre na mesma área pela mesma universidade com uma tese intitulada “Feminismos de corpos ocupados: as mulheres palestinianas entre duas resistências” (2010). Para os respectivos graus académicos, ambas as teses foram as primeiras no país na área dos Estudos Feministas.
Para assistir
Aceder ao ZOOM
A entrada à sessão é livre, sem inscrição.
O Seminário Permanente de Estudos Islâmicos decorre no contexto da Linha de Investigação Herança e Espiritualidade Islâmica da Área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona e está associado às atividades do novo centro de investigação LusoGlobe da Universidade Lusófona, contando, além disso, com as parcerias da Fundação Islâmica de Palmela, da Biblioteca Nacional de Portugal e da MIAS-Latina.
Coord. Fabrizio Boscaglia: fabrizio.boscaglia@ulusofona.pt