Lidice Meyer Pinto Ribeiro

lidicemeyer@gmail.com


Grau Académico

Doutor

Vínculo à ULHT / Área de Ciência das Religiões

Investigador Associado / Professora convidada do Mestrado em Ciência das Religiões

Áreas de Investigação

Antropologia Cultural, Antropologia da Religião, Estudos de Religião e Gênero, Antropologia Bíblica.

Apresentação

Pós-Doutora em Antropologia e História pela Universidade de São Paulo, Brasil, com pesquisas realizadas no Arquivo Secreto do Vaticano, Itália, França, Espanha e Portugal. O resultado da pesquisa está publicado com o título “A Libertação de Cativos sob o Manto de Nossa Senhora dos Remédios” e trata sobre a constituição da Ordem da Santíssima Trindade e Redenção de Cativos e sua relação com a abolição da escravatura no Brasil.

Pós-Doutoranda em Estudos de Globalização pela Universidade Aberta, com pesquisa desenvolvida sobre a globalização da religiosidade portuguesa no século XVI e sua influência no neopentecostalismo brasileiro.

Doutora em Antropologia pela Universidade de São Paulo, com tese publicada com o título “Protestantismo Rural: magia e religião convivendo pela fé”.

Mestre em Botânica com ênfase em Etnobotânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com dissertação publicada com o título: “Os Mansos Herdarão a Terra: estudos etnobotânicos em uma comunidade rural protestante”.

Investigadora na Área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona (ULHT) e do Instituto Cristão Contemporâneo (IC/ULHT), docente convidada no Mestrado em Ciência das Religiões da ULHT, investigadora do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Européias (CLEPUL) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Investigadora da Cátedra Infante Dom Henrique para os Estudos Insulares Atlânticos e a Globalização (CIDH-UAb/CLEPUL-Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa) e membro da Sociedade Portuguesa de História do Protestantismo (SPHP).

Atuou por mais de vinte anos junto a Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, Brasil, em diversas áreas, incluindo a coordenação dos cursos de pós-graduação em Pedagogia, Filosofia e Teologia, e, como docente no mestrado em Ciências das Religiões e em diversos cursos de graduação.

Os seus principais interesses de investigação são: religião e cultura; religião e gênero; protestantismo e suas relações com demais religiões; história das religiões; antropologia bíblica.

Autora de diversos livros, capítulos e artigos científicos além de artigos de jornais e revistas e organizadora do “Dicionário Enciclopédico das Instituições Protestantes no Brasil”. Com participação em dezenas de entrevistas para TV, rádio e média impressa.

Tem feito conferências ao nível nacional e internacional e cursos livres na área de Ciência das Religiões, História e Antropologia e organizado encontros científicos, seminários académicos, colóquios científicos. Possui liderança em equipas de investigação internacionais.

Percurso Académico

Pós-Doutoranda em Estudos de Globalização pela Universidade Aberta.

Pós-Doutora em Antropologia e História pela Universidade de São Paulo, Brasil.

Doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo, Brasil.

Mestre em Botânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

 

Redes Sociais