CEAR Webinar “Storytelling e Integração de Imigrantes”

Assista aqui o CEAR Webinar “Storytelling e Integração de Imigrantes”

Apresentação do projeto:
José Paulo Oliveira
(Coord. do projecto CEAR – Community Engagement Against Radicalisation)
 
Introdução: O Storytelling como metodologia de inclusão
Paulo Mendes Pinto
 
Testemunhos:  
Natasha Martins
Gabriel Bogossian
Vania Galliciano
 
Moderação:
António Carraco dos Reis
(Projeto Diálogos ComSentidos)

Apresentação de volume sobre Ibn Arabi e Llansol

No domingo dia 11 de abril às 19h é apresentado o volume em papel de estudos dedicados à influência do místico sufi Ibn ‘Arabî na obra da escritora portuguesa Maria Gabriela Llansol.

A coordenação do volume, fruto de uma colaboração entre a Ibn ‘Arabî Society Latina e a Universidade Lusófona, com outras instituições envolvidas, é de Fabrizio Boscaglia (coordenador da Linha de Investigação Herança e Espiritualidade Islâmica na Área de Ciência das Religiões da ULHT) e Luiza Rosa.

Via Zoom: https://umurcia.zoom.us/j/95249243448?pwd=WjJXQi9DMXQ1STI3bDBGcGFHNHFkQT09

ID: 952 4924 3448
Código de acesso: 470582

Clubes Terra Justa – 2021 | 12 de abril  |  21h

Clubes Terra Justa – 2021

12 de abril  |  21h

entrada livre, sem inscrição

transmissão no Facebook de Ciência das Religiões

 

“O desporto, o racismo e a inclusão”

a propósito do Dia Internacional do Desporto para o Desenvolvimento e a Paz

 

 

Apresentação do tema a cargo da Lic. de Ciências da Educação – Educação Social, da Un. Lusófona:

 

– “Inclusão no Desporto”, Ariana Rato

– “O papel do Desporto para a Inclusão”, Inês Machado

– “O Desporto e o racismo”, Tatiana Ruivo

 

Oradores:

José Carlos Lima – Coord. do Plano Nacional para a Ética no Desporto

Vítor Dias – Diretor Regional do Norte do IPDJ

Luís Roque – Diretor pedagógico da CERCIFAF

Jorge Ribeiro – Presidente do Operário Futebol Clube de Antime

Paulo Monteiro – Diretor da secção de futsal do Grupo Cultural e Recreativo Nun’Álvares

Moderação: Joaquim Franco e Paulo Mendes Pinto

 

Organização da Autarquia de Fafe e da Área de Ciência das Religiões da Un. Lusófona

O link para transmissão é:

https://www.facebook.com/Ciencia.das.Religioes

Curso Livre “Do Caos à Ordem: Ar, Água, Terra e Fogo. Criação, vida e morte nas tradições místicas e espirituais” | 10 de abril, às 15H, LGM Verney

Transmissão on-line no Facebook das Bibliotecas de Oeiras

(entrada livre, sem inscrição)

Desde a mais remota antiguidade que os Quatro Elementos alimentaram as formas de compreender o mundo e de explicar as suas funções. Pureza, alimento, dor, intangibilidade, tantas foram, e são, as simbologias que resultam de uma hermenêutica do mundo.

Com base nestas simbologias, religiões, místicas e espiritualidades criaram caminhos, rituais e iniciações que integram o Humano no Cosmos, dando-lhe a capacidade de dele fazer parte. Da Ordem ao Caos, mas não é que a forma de num mundo caótico encontrar linhas de leitura que demonstrem que ele, afinal, é Ordem, benéfico e benfazejo.

Informações: maria.rijo@cm-oeiras.pt

O Projeto Portugal e a Relação Estado-Religião com Rui A. Costa Oliveira

O nosso Investigador Rui Oliveira, convidado para falar sobre “O Projecto Portugal e a Relação Estado-Religião” integrado no Ciclo de Conferências 2021 de Estudos das Culturas.

Não perca a oportunidade para ouvir ou reouvir a sua intervenção: Rui A. Costa Oliveira | O Projeto Portugal e a Relação Estado-Religião: (1) https://youtu.be/FFJTO_mcDts e (2) https://youtu.be/Cd3nwcg0Uos

Área de Ciência das Religiões apresenta: eBook “Persona Pandemica”

Área de Ciência das Religiões apresenta: eBook “Persona Pandemica”

O contributo da área de Ciência das Religiões da Un. Lusófona, com um vasto grupo de investigadores nacionais e estrangeiros, sobre a forma como o uso de máscara nos afeta comportamental e psicologicamente.

Um livro que nos fala sobre o impacto da pandemia do Covid-19  na sociedade, na identidade, na comunicação. Fala na questão do uso da máscara e na sua influência sobre o indivíduo.

Leiam e difundam

Falecimento de Maria Filomena Barros

É com uma imensa e indizível dor que vos comunico a notícia que ainda me deixa incrédulo: faleceu a nossa colega e querida amiga Filomena Barros.

A Filomena foi, durante um bom grupo de anos, a nossa professora das cadeiras de Estudos Islâmicos. Mesmo depois de ter deixado de ser nossa professora no Mestrado, manteve-se sempre próxima, participante e peça fundamental no desenho do que fazemos e do que somos.

Especialista reconhecida internacionalmente nos temas que trabalhava, especialmente no campo da Idade Média e das comunas muçulmanas, era uma voz conhecida e reconhecida no campo do diálogo, estabelecendo pontes, desenvolvendo a capacidade de juntar a academia às comunidades religiosas. Tantas foram as palavras que proferiu, por exemplo, nas sessões do Clube de Filosofia Al-Mu ‘tamid que organizámos em conjunto com a Comunidade Islâmica de Lisboa, que nos ficam no espírito.

A Filomena foi, para nós que estudamos as religiões, um olhar e uma presença muito forte naquilo que o dia de hoje representa. No Dia Internacional da Mulher, o dia em que nos deixou, homenageamos também a feminista, a lutadora pela igualdade e contra a discriminação.

Era a nossa “representante” nos debates sobre as religiões e o feminino. Tantas foram as vezes, tantas as palavras sábias construtoras de contemporaneidade. Tantas as posições serenas, conciliadoras sem deixarem de ser assertivas.

Perdemos uma amiga e uma académica brilhante. Perdemos, fundamentalmente, uma referência em termos de valores.

Obrigado Filomena por tudo o que nos deste, por tudo o que para nós simbolizas!

À família, aos amigos e à Universidade de Évora juntamo-nos no choro deste momento.

 

Regressa Religiões & Espiritualidades | Laboratório de Investigação do Mestrado em Ciência das Religiões

 

Religiões & Espiritualidades | Laboratório de Investigação do Mestrado em Ciência das Religiões

 

O Mestrado em Ciência das Religiões mantém um espaço destinado aos alunos e investigadores, a funcionar mensalmente no Zoom, sendo coordenado pelo Prof. José Brissos-Lino.

Trata-se dum espaço de informalidade, composto por um primeiro tempo em que um orador fará a exposição de temática ligada a uma investigação realizada ou em curso, durante cerca de 20 minutos e um segundo período, de tempo idêntico composto por diálogo e intercâmbio de experiências com uma audiência interessada, através de achegas, comentários e perguntas.

Pretende-se que este espaço seja dinâmico e cumpra funções de formação, debate, reflexão crítica e partilha de saberes e experiências para estudiosos e investigadores.

A próxima sessão decorrerá no dia 4 de Março (quinta-feira), às 21H00, onde o mestrando Nuno Gonçalves abordará o tema “O simbolismo do Graal e o espírito iniciático de demanda na tradição mítico-espiritual portuguesa” seguido de debate.

Convidam-se todos os alunos de Ciência das Religiões (actuais e antigos) e outros interessados a participar nesta sessão, na sala de videoconferências do Zoom, que pode ser acedida através deste link: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/89112653700?pwd=MDkxZEg2NjdoM2JydSt6dENOb2VKQT09

Este evento será, em simultâneo, a aula inaugural do Mestrado em Ciência das Religiões 2020/2021, pelo que se convidam os novos alunos a participar.

Saiu o novo número da revista AD AETERNUM

Saiu o novo número da revista AD AETERNUM

 

Já está disponível um novo número da revista AD AETERNUM, publicada pelo Instituto de Cristianismo Contemporâneo/ Área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona e CICMER, e pode ser visualizada aqui: https://revistas.ulusofona.pt/index.php/adaeternum

Este número conta com textos em Português, Francês e Galego, reunindo um conjunto de interessantes artigos e temáticas diferenciadas, desde os sacramentos ao pentecostalismo e suas designações, do diálogo inter-religioso aos processos de mediação da prática religiosa, do discernimento espiritual ao coração e seu simbolismo esotérico, e da palavra que a religião tem a dizer em tempos incertos a uma análise ao comportamento do profeta Jonas.

Apresenta ainda um dossier sobre o Dr. Robert Reid Kalley, com algumas das intervenções das jornadas científicas promovidas pelo Instituto de Cristianismo Contemporâneo e realizadas em 2018, na Universidade Lusófona, para assinalar a passagem dos 180 anos sobre a data da fundação da primeira igreja protestante portuguesa prevalecente em solo nacional (1838-2018). Este evento foi realizado em parceria com o Centro de Estudos Religiosos – Biblioteca João Ferreira de Almeida (CER/BJFA) e subordinadas ao tema “Robert Kalley, o homem e o seu legado transatlântico”.

 

Enquanto novo projecto de investigação e reflexão teológica, com vocação internacional, a AD AETERNUM apenas tem como limites o labor profícuo dos investigadores e a sua capacidade para transformar em texto e em debate a riqueza das suas pesquisas. De várias confissões, ou sem ela, todos são bem acolhidos, sem que nunca os critérios académicos sejam subalternizados.

 

Convidam-se investigadores, alunos e docentes a submeter os seus artigos na plataforma da revista.

TEO CONVERSAS (Sessão Nº. 8) | Ao vivo no Facebook | 25 Fevereiro, quinta-feira, às 22H00 (em Lisboa)

TEO CONVERSAS (Sessão Nº. 8) | Ao vivo no Facebook | 25 Fevereiro, quinta-feira, às 22H00 (em Lisboa)

 

 

A oitava sessão das TEO CONVERSAS tem como convidado o Prof. Fernando Silva (África do Sul). Vai ter lugar no dia 25 de Fevereiro, quinta-feira, às 22H00 (em Lisboa) e 19H00 (em Brasília), e está convidado/a para assistir às mesmas.

 

Estas lives periódicas no Zoom são promovidas pela revista científica de Teologia AD AETERNUM e pelo Instituto de Cristianismo Contemporâneo, e podem ser visualizadas em directo através do portal da Ciência das Religiões da Universidade Lusófona no Facebook:

https://www.facebook.com/Ciencia.das.Religioes

 

A AD AETERNUM apenas tem como limites o labor profícuo dos investigadores e a sua capacidade para transformar em texto e em debate a riqueza das suas pesquisas. De várias confissões, ou sem ela, todos são bem acolhidos, sem que nunca os critérios académicos sejam subalternizados.

 

Em cada uma destas sessões quinzenais, que são dirigidas pelo Prof. José Brissos-Lino, teremos um/a convidado/a, de modo a desenvolver uma conversa de cerca de 40 minutos sobre temáticas teológicas.

TEO CONVERSAS| Ao vivo no Facebook | 11 de Fevereiro, às 22H00 (em Lisboa) e 19H00 (em Brasília)

TEO CONVERSAS| Ao vivo no Facebook | 11 de Fevereiro, às 22H00 (em Lisboa) e 19H00 (em Brasília)

 

A nossa revista científica de Teologia – AD AETERNUM – promove lives periódicas no Zoom, que podem ser visualizadas em directo através do portal da Ciência das Religiões da Universidade Lusófona no Facebook:

https://www.facebook.com/Ciencia.das.Religioes

A AD AETERNUM apenas tem como limites o labor profícuo dos investigadores e a sua capacidade para transformar em texto e em debate a riqueza das suas pesquisas. De várias confissões, ou sem ela, todos são bem acolhidos, sem que nunca os critérios académicos sejam subalternizados.

Em cada uma destas sessões, que se pretendem quinzenais e que são dirigidas pelo Prof. José Brissos-Lino, teremos um/a convidado/a, de modo a desenvolver uma conversa de cerca de 40 minutos sobre temáticas teológicas.

A sexta sessão das TEO CONVERSAS tem como convidada a Profª. Eugénia Magalhães. Vai ter lugar no dia 11 de Fevereiro, quinta-feira, às 22H00 (em Lisboa) e 19H00 (em Brasília), e está convidado/a para assistir às mesmas, colocando até questões a abordar em próxima oportunidade.

 

Apresentação do Relatório FRATERNIZAR

No passado dia 3 de outubro, o Papa Francisco apresentou a encíclica Fratelli Tutti centrada na questão da fraternidade, aprofundando, não apenas a relação com o mundo natural, mas afirmando o sentido mais profundo resultante da ecologia: somos todos Irmãos.
Nesse mesmo dia, Tolentino Mendonça recordou-nos, de forma clara, que ainda não se cumpriu o projeto Iluminista: “E da tríade Liberdade, Igualdade, Fraternidade, as nossas sociedades integraram as duas primeiras, mas deixaram de fora a Fraternidade”. Se a Igualdade é a forma legal de nos afirmarmos no mesmo patamar de responsabilidade, de direitos e de deveres, a Fraternidade é a essência do patamar seguinte: mais que iguais, somos uma mesma família que se une pela empatia que devemos nutrir por todos e cada um. Corria o ano de 1948, num clima marcado pelo fim do grande conflito mundial, e nascia a Declaração Universal dos Direitos da Humanidade. O seu “Preâmbulo” era claro ao fazer radicar a Fraternidade no mais simples denominador: a família comum.
No seu artigo 1o nascia uma das mais belas formulações de humanismo:

“Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e
em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns
para com os outros em espírito de fraternidade.”

A base, indo até esse imperativo de espécie, era o nascimento. Todos nascemos iguais.
Por isso livres, e por isso devemos agir em Fraternidade uns com os outros. Tão simplesmente lógico e belo.
Acolhendo o desafio do Papa Francisco como portador de um pensamento que nos une na mais ampla diversidade ao apelar para essa essência fraterna, e com os olhos na Declaração Universal dos Direitos da Humanidade,  desenvolvemos um grupo de atividades que tiveram lugar, primeiramente, no dia 16 de novembro, Dia Internacional
para a Tolerância, tendo sido expandidas para o dia 10 de dezembro, dia do aniversário da assinatura Declaração Universal dos Direitos Humanos, devido à grande adesão que teve lugar.

Veja aqui : Relatório – Fraternizar

AS ORIGENS DO CRISTIANISMO | Curso e-learning com início a 11 de Fevereiro

AS ORIGENS DO CRISTIANISMO | Curso e-learning com início a 11 de Fevereiro

Este curso é constituído por 7 módulos e enquadra-se na série “Abordagens

bíblicas: Seminário de estudo do Livro”.

Destina-se a estudar o complexo contexto histórico, religioso, social e político dos primórdios do cristianismo. Procura igualmente ajudar a compreender a dinâmica histórica desse processo, assim como as

tendências internas que revelou. Deste modo o curso pretende ajudar a conhecer melhor as origens da fé cristã, debruçando-se sobre diferentes aspectos políticos e sociais, assim como as perspectivas teológicas e

religiosas que ajudam a explicar o quadro religioso, político e cultural do I século da era cristã.

Destinatários:

O curso destina-se essencialmente a lideranças religiosas em geral, pastores/as e leigos/as, homens e mulheres, envolvidos com o campo religioso/eclesial, agentes de pastoral, educadores/as, líderes comunitários, estudantes e professores/as de ciência das religiões e teologia, estudiosos e interessados na história do cristianismo.

Programa:

Módulo 1: O período interbíblico

Módulo 2: Sociedade, cultura e literatura no período entre testamentos

Módulo 3: Os textos de Qumran e as origens da fé cristã

Módulo 4: O cristianismo sinóptico e o joanino

Módulo 5: O caminho dos samaritanos

Módulo 6: A centralidade da fé cristã

Módulo 7: Actualidade, fiabilidade e hermenêutica dos textos bíblicos

 

Docente: Prof. José Brissos-Lino

O curso é de frequência gratuita. Os estudantes que pretendam submeter o

trabalho final para avaliação e ter acesso ao certificado em caso de

aproveitamento terão que realizar um pagamento no valor de 25 Euros.

 

As inscrições estão abertas. Inscreva-se aqui:

https://cursos.lusofona-x.pt/courses/course-v1:LusofonaX+OC+2021_1/about

 

TEO CONVERSAS | Ao vivo no Facebook | 28 de Janeiro às 22H00

TEO CONVERSAS | Ao vivo no Facebook | 28 de Janeiro às 22H00

 

 

A nossa revista científica de Teologia – AD AETERNUM – promove lives periódicas no Zoom, que podem ser visualizadas em directo através do portal da Ciência das Religiões da Universidade Lusófona no Facebook:

https://www.facebook.com/Ciencia.das.Religioes

 

A AD AETERNUM apenas tem como limites o labor profícuo dos investigadores e a sua capacidade para transformar em texto e em debate a riqueza das suas pesquisas. De várias confissões, ou sem ela, todos são bem acolhidos, sem que nunca os critérios académicos sejam subalternizados.

 

Em cada uma destas sessões, que se pretendem quinzenais e que são dirigidas pelo Prof. José Brissos-Lino, teremos um/a convidado/a, de modo a desenvolver uma conversa de cerca de 40 minutos sobre temáticas teológicas.

 

A sexta sessão das TEO CONVERSAS tem como convidado o Prof. Fabrício Veliq. Vai ter lugar no dia 28 de Janeiro às 22H00 (em Lisboa) e 19H00 (em Brasília), e está convidado/a para assistir às mesmas, colocando até questões a abordar em próxima oportunidade.

TEO CONVERSAS | Ao vivo no Facebook | dia 14 de Janeiro às 22H00 (em Lisboa) e 19H00 (em Brasília)

TEO CONVERSAS | Ao vivo no Facebook | dia 14 de Janeiro às 22H00 (em Lisboa) e 19H00 (em Brasília)

A nossa revista científica de Teologia – AD AETERNUM – promove lives periódicas no Zoom, que podem ser visualizadas em directo através do portal da Ciência das Religiões da Universidade Lusófona no Facebook:

https://www.facebook.com/Ciencia.das.Religioes

 

A AD AETERNUM apenas tem como limites o labor profícuo dos investigadores e a sua capacidade para transformar em texto e em debate a riqueza das suas pesquisas. De várias confissões, ou sem ela, todos são bem acolhidos, sem que nunca os critérios académicos sejam subalternizados.

 

Em cada uma destas sessões, que se pretendem quinzenais e que são dirigidas pelo Prof. José Brissos-Lino, teremos um/a convidado/a, de modo a desenvolver uma conversa de cerca de 40 minutos sobre temáticas teológicas.

 

A quinta sessão das TEO CONVERSAS tem como convidado o Prof. Daniel Mineiro. Vai ter lugar no dia 14 de Janeiro às 22H00 (em Lisboa) e 19H00 (em Brasília), e está convidado/a para assistir às mesmas, colocando até questões a abordar em próxima oportunidade.

 

 

 

Redes Sociais