Na quinta-feira dia 29 de agosto de 2024, às 18h (horário de Portugal continental), decorre a seguinte sessão do Seminário Permanente de Estudos Islâmicos dedicada ao tema:
Há 1000 anos, em al-Ushbūna: a cidade e os seus silêncios
Palestra com Paulo Almeida Fernandes (IHA-Universidade Nova de Lisboa, Museu de Lisboa)
Resumo
No século XII, Lisboa era uma cidade de fronteira, situada nos confins setentrionais de um império almorávida em declínio e na área de expansão natural do emergente reino de Portugal. Nos séculos imediatamente anteriores, a cidade crescera e afirmara-se como uma urbe plenamente islâmica, ainda que as marcas dessa trajetória sejam hoje difusas e difíceis de caracterizar. A herança islâmica de al-Usbuna (nome árabe da atual capital portuguesa) permanece por desvendar em grande medida e os vestígios postos a descoberto na colina do castelo e nos arrabaldes ocidental e oriental motivam mais perguntas do que fornecem respostas. Neste momento, far-se-á um ponto de situação atualizado sobre o conhecimento da cidade entre os séculos X e XII, das vozes e dos silêncios legados por aqueles distantes lisboetas de há mil anos.
O orador
Paulo Almeida Fernandes (Lisboa, 1974) é doutorado em História da Arte pela Universidade de Coimbra, mestre em Arte, Património e Restauro e licenciado em História, variante de História da Arte, ambos pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É membro integrado do Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e colaborador do Instituto de Estudos Medievais e do Centro de Estudos em Arte, Arqueologia e Ciências do Património, da Universidade de Coimbra. É ainda membro do Comité Internacional de Especialistas do Caminho de Santiago (órgão consultivo da Xunta da Galiza). Desempenha atualmente funções de coordenação do serviço de Investigação e Inventário do Museu de Lisboa, onde trabalha desde 2016, e é Professor Auxiliar Convidado de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Para assistir
Via Zoom (link: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/88353084579)
A entrada à sessão é livre, sem inscrição.
O Seminário Permanente de Estudos Islâmicos decorre no contexto da Linha de Investigação Herança e Espiritualidade Islâmica da Área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona e está associado às atividades do novo centro de investigação LusoGlobe da Universidade Lusófona, contando, além disso, com as parcerias da Fundação Islâmica de Palmela e da MIAS-Latina.
Coord. Fabrizio Boscaglia: fabrizio.boscaglia@ulusofona.pt)