Anunciamos a primeira palestra do novo ciclo do Seminário Permanente de Estudos Islâmicos, organizado pela Área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona, coordenado por Fabrizio Boscaglia, e cujo programa é possível consultar anexo a esta mensagem.
Ibn Khamīs de Évora e o seu tratado místico (séculos XI-XII)
Palestra com António Rei (IEM – Universidade Nova de Lisboa).
Data e horário: 25 mai. ’23 às 18h (hora de Lisboa)
Via Zoom, palestra online visível em direto através do link
Acesso livre, sem inscrição
RESUMO
Nesta comunicação pretende-se divulgar, o mais amplamente possível, a figura de Ibn Khamīs de Évora, assim como a sua vida, a sua obra, a sua vivência espiritual e o seu tratado místico. Da sua Évora natal, à Sevilha onde se radicou, até a Ceuta, onde ensinou e onde terá redigido o seu Tratado. Antecedendo o famoso Ibn Qasī em cerca de um século, ajuda a consolidar a noção de vitalidade das vivências místicas no Gharb al-Andalus, ainda em pleno período das Taifas do século XI.
O ORADOR
António Rei é Doutor em História Cultural e das Mentalidades Medievais (NOVA FCSH, 2007), sendo investigador Integrado Contratado no IEM / NOVA FCSH, desde 2019. É medievalista e arabista com Diploma no Instituto Bourguiba de Tunes (2000). Foi investigador na Universidad Complutense, Madrid (2008-11) e no Campo Arqueológico de Mértola (2011-13), entre outras instituições científicas em que trabalhou ou colaborou. Tem lecionado, em várias universidades e centros de estudos portugueses, cadeiras de História da Cultura Medieval, História de al-Andalus e Língua Árabe. É autor de cerca de uma centena de títulos publicados, entre livros, artigos e comunicações, em Portugal e estrangeiro.
O Seminário Permanente de Estudos Islâmicos é um ciclo de palestras na Área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona, coordenado por Fabrizio Boscaglia, em articulação com as atividades do centro de investigação LusoGlobe.
Para visualizar o Programa do Seminário Permanente de Estudos Islâmicos, clicar no cartaz anexo.
De maio de 2023 até dezembro de 2023 decorre na Universidade Lusófona a quarta edição do Seminário Permanente de Estudos Islâmicos, com a coordenação de Fabrizio Boscaglia.
As sessões, salvo indicação diferente, decorrem via Zoom.
Programa
25/05 – 18h
Ibn Khamīs de Évora e o seu tratado místico (séculos XI-XII) António Rei (IEM-Universidade Nova de Lisboa)
29/06 – 18h
Mulheres poetas do al-Andalus Natália Nunes (IELT-Universidade Nova de Lisboa, CHUL-Universidade de Lisboa)
27/07 – 18h
Ibn al-Fāriḍ: el sultán de los apasionados (576/1181-632/1235) Abdelkrim Ben-Nas (Universidad de Alicante)
31/08 – 18h
O que é um Ḥadīth? Introdução à tradição profética no Islão Fabrizio Boscaglia (Universidade Lusófona) e Yasir Aboobakr (Fundação Islâmica de Palmela)
28/09 – 18h
Considerações sobre o conceito de poesia luso-árabe Catarina Nunes de Almeida (CEC-Universidade de Lisboa)
26/10 – 18h
A escrava Briolanja, modas e permanências do Islão (séc. XVI-XVII) Franklin Pereira (ARTIS-Universidade de Lisboa)
30/11 – 18h
Praça-Mouraria: Islão, património e gentrificação José Mapril (CRIA-Universidade Nova de Lisboa)
14/12 – 18h
Ibn ʿArabī e a hermenêutica corânica baseada na intuição mística (kashf) Carlos Frederico Barboza de Souza (PUC-Minas Gerais, MIAS-Latina)
O Seminário Permanente de Estudos Islâmicos decorre no contexto da Linha de Investigação Herança e Espiritualidade Islâmica da Área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona e está associado às atividades do novo centro de investigação LusoGlobe da Universidade Lusófona, contando, além disso, com as parcerias da Fundação Islâmica de Palmela e da MIAS-Latina.
AD AETERNUM é uma publicação científica do Instituto de Cristianismo Contemporâneo (Portugal), que integra a área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona, e pretende promover e divulgar o conhecimento teológico através da investigação e da reflexão.
Pugnando pela qualidade científica e pelo diálogo interconfessional, ecuménico e inter-religioso, a revista constitui um espaço aberto a docentes e investigadores, na base de um debate que possibilite o diálogo com outros campos do saber científico, contribuindo assim para o desenvolvimento do pensamento contemporâneo, a compreensão das dinâmicas da existência humana, da fé e do compromisso com a justiça e a esperança cristã.
A diversidade das expressões religiosas no mundo contemporâneo e a complexificação das sociedades e das relações interpessoais tornam mais relevante do que nunca a compreensão do fenómeno religioso, tanto a nível local como regional e global.
Assim, convidam-se os investigadores interessados a participar com artigos científicos originais para integrar o Número 6, a sair no segundo semestre de 2023, em especial no sentido de partilharem as suas pesquisas e reflexões científicas que possam contribuir para a valorização e o aprofundamento do debate no âmbito da temática proposta.
A submissão dos artigos deverá obedecer às normas da Revista e todos os textos deverão ser submetidos pela plataforma da mesma até 30 de Junho de 2023.
As Edições Universitárias Lusófonas e a Comunidade Islâmica de Lisboa têm o prazer de convidar V. Exa. para a sessão de lançamento do livro que terá lugar no sábado dia 11 de Março de 2023, pelas 16h30, no Salão Nobre da Mesquita Central de Lisboa.
Apresentação pelos coordenadores Fabrizio Boscaglia e Maria João Cantinho e pelo presidente da Comunidade Islâmica de Lisboa Mahomed Iqbal.
Entrada livre
Organização de Fabrizio Boscaglia e Maria João Cantinho
(Edições Universitárias Lusófonas, em parceria com a Comunidade Islâmica de Lisboa, 2023)
Este volume reúne documentos, ensaios e materiais inéditos, em homenagem a um intelectual que tem deixado uma marca importante na cultura portuguesa e internacional, a vários níveis. Trata-se de Adalberto Alves, advogado, poeta e estudioso, divulgador e intérprete da civilização arábico-islâmica, particularmente do período do al-Andalus (Península Ibérica, 711-1492).
Com uma cultura profunda, e uma produção prolífica e multifacetada, o autor abraça vários domínios do saber, embora as duas vertentes principais da sua rica obra sejam a poesia e o ensaio de cariz arabista. Só para citar os exemplos talvez mais conhecidos, devemos a Adalberto Alves o maior contributo na tradução para português da poesia de al-Muʿtamid e de Ibn ʿAmmār, dois dos maiores poetas árabes do al-Andalus.
No entanto, não podemos esquecer-nos das suas importantes contribuições nas áreas da espiritualidade islâmica (Sufismo), do direito, da linguística, da ecologia e da cidadania, para além da poesia, que constitui a sua mais distintiva vocação, a qual anima toda a sua multifacetada inspiração intelectual.
O livro decorre na sequência da homónima mostra realizada na Biblioteca Nacional de Portugal (2020) e contém mais de trinta textos, homenagens e testemunhos de poetas, escritores intelectuais e académicos portugueses e internacionais, contando ainda com documentos inéditos, entrevistas e dezenas de imagens de arquivo.
Mais informações sobre o livro e modalidades de adquisição, apenas pelo e-mail das Edições Universitárias Lusófonas: f80130@ulusofona.pt
Gostaríamos imenso de contar com a sua presença no evento de lançamento do último livro do Prof. José Brissos-Lino, uma seleção de crónicas publicadas nos últimos anos, na versão online da revista de grande informação e que conta com a maior audiência em Portugal – a VISÃO.
São cerca de 100 textos centrados em três grandes eixos: o histórico (onde se abordam figuras e acontecimentos), o psicológico (que trata de comportamentos e emoções) e o religioso/espiritual (na área da Ciência das Religiões).
O evento de apresentação de “Todos os rios vão para o mar” (Edições Universitárias Lusófonas) realiza-se no dia 3 de Março, às 18H00, no auditório da Biblioteca da Universidade Lusófona em Lisboa e contará com presenças relevantes. Os pormenores estão no convite anexo, ao qual juntamos a reprodução da capa.
Da Utopia das Ideias ao Confronto com a Realidade: Fraternidade e Direitos Humanos
(25 de fevereiro, Fund. Marquês de Pombal, Linda-a-Velha)
Como é que as ideias de serviço ao próximo, inerentes a vários movimentos de caráter iniciático, esotérico, assumem expressão na realidade concreta dos dias de hoje? Durante a tarde de sábado de 25 de fevereiro, conferencistas – mulheres e homens vinculados a projetos com expressão visível na sociedade – irão partilhar as suas reflexões e testemunho sobre a ideia e a ação que os anima.
Resultado da colaboração entre o Município de Oeiras e a Universidade Lusófona, um intenso programa de apresentações irá ter lugar no espaço da Livraria-Galeria Verney e em streaming nas redes sociais da Universidade e do Município.
O Apocalipse é o livro da Bíblia que mais despertou a curiosidade e estudos em dois milênios. Mas o Apocalipse de João não é o único livro a tratar do final dos tempos. Há diversos livros judaicos, gregos, latinos, persas e gnósticos escritos entre os séculos II a.C. e IV d.C. que constituem a literatura apocalíptica.
A Espiritualidade é uma realidade imprescindível nos dias de hoje. Permite-nos viver a nossa vida pessoal e a coletiva com critérios de plenificação, auto-realização, serenidade interior e Paz. Dá à vida própria uma significatividade e conteúdo ético e social. Permite-nos ir mais além do individualismo híper-ativo das nossas sociedades, para chegar às capas do Ser. Permite-nos solidarizar-nos com o Real, com os e as que mais sofrem, abrir-nos ao Bem Comum. Ter um especial olhar pela Natureza, cuidar dela, comprometer-nos pela justiça social e igualdade, viver com alegria profunda e gratidão. Espiritualidade e Religião não são a mesma coisa: podem entre-cruzar-se, mas não necessariamente.
Objetivos
Conhecer e praticar a Espiritualidade Holística. Específicos: Reconhecer quais os pontos fulcrais do paradigma holístico. Conhecer a presença deste paradigma em diversas tradições espirituais ao longo da História. Identificar categorias básicas da Espiritualidade holística. Aprender a trabalhar essas categorias medulares na espiritualidade do quotidiano. Aumentar e melhorar a prática espiritual pessoal no dia-a-dia das nossas vidas.
Datas e Horários
Salvo exceção, será sempre às quintas-feiras, uma vez por mês (exceto em Fevereiro, em que há duas sessões), na última quinta-feira do mês, durante seis meses, encontros de uma hora e meia. O horário será das 18 horas às 19.30, aproximadamente. Concretamente, será realizado nos dias: 9 e 23 de Fevereiro, 30 de Março, 27 de Abril, 25 de Maio e 29 de Junho.
Sendo o fenómeno místico objeto de múltiplas abordagens, o curso procura refletir, comparativamente, sobre as características do fenómeno místico: misticismo e contexto; identidade e estrutura; tipos de experiência mística cristã: essência mística, misticismo nupcial, Kenosis e misticismo de ausência; elementos constitutivos da mística cristã: a experiência mística, passividade e conhecimento contemplativo; experiência mística escrita e poética; a imaginação visionária; a linguagem dos símbolos; o visual e o visionário; a união inédita com Deus.
Direção do Curso
Prof. Doutor Luís Miguel Larcher
Objetivos
Conhecer a mística cristã, na história do cristianismo, na reflexão teológica e espiritual, na centralidade da Pessoa e do mistério de Cristo, na exegese bíblica, na cultura, na linguagem e na simbólica, e, sobretudo no peso que a mística teve na perceção da união do homem com Deus e dos fenómenos identificadores da presença do Espírito Santo na história da Igreja. Conhecer a teologia ascética, mística e espiritual cristã; Conhecer os místicos e os desafios que lançaram ao cristianismo; Interpretar os fenómenos místicos.
Data de Início Prevista: 07/02/2023 Data de Fim Prevista: 29/06/2023 Data Limite de Candidatura: 07/02/2023 Horário Previsto: 19:00 às 21:00
Programa do curso
Módulo I (20h)
Misticismo e Mística Cristã
Mística nas Sagradas Escrituras
História da Mística
Etapas do Caminho Místico
Experiência Mística Cristã: identidade e estrutura
Figuras da mística na Antiguidade Cristã
Módulo II (20h)
Ascese e Mística
Ágape e Eros
Corpo Espiritual e Lectio Divina
Iluminação e Fogo Interior nos Padres da Igreja
Elementos constitutivos do misticismo cristão: a experiência mística, passividade e conhecimento contemplativo
Tipos de experiência mística cristã: essência mística; misticismo nupcial; misticismo de ausência.
Figuras da mística no Cristianismo Medieval
Figuras da mística no Cristianismo Moderno
Módulo III (20h)
Êxtases, Visões e Kenosis
Linguagem Mística e Poética
Corpo Místico
Dons e Fenómenos Místicos
Figuras da mística no Cristianismo Contemporâneo
Figuras da mística no Cristianismo Português
Valor do Curso
Inscrição 120€
Propinas 400€ (4 X 100€)
Luís Larcher é professor no Mestrado em Ciência das Religiões, no Curso de Mística e Místicos no Cristianismo e na Pós-Graduação em Teologia: Judaísmo, Cristianismo e Islamismo, da qual é diretor. Doutorado em Filosofia, Universidade de Navarra (Espanha); Mestre em Teologia, Universidade Católica Portuguesa; Licenciado em Filosofia, Universidade de São Tomás de Aquino (Roma); Licenciado em Teologia, Universidade Católica e Universidade de São Tomás de Aquino (Roma).
Já está disponível o Nº. 5 da revista de Teologia AD AETERNUM (referente ao 1º. Semestre de 2023), com a temática RELIGIÃO E EDUCAÇÃO, que reúne um conjunto de interessantes artigos e temáticas diferenciadas, e pode ser visualizada aqui.
Este número apresenta um conjunto de artigos com focos distintos como uma referência à Didática Magna de Comenius, onde se sugere que aquele autor preconizava a substituição da religião pela educação; um outro texto aborda a importância estrutural da educação em matéria de direitos humanos no ensino; e outro dedica-se a sublinhar a relevância atual do estudo e da educação em Ciências da Religião.
O Emergir do Populismo e dos Nacionalismos no Séc. XXI com Onésimo Teotónio Almeida e Viriato Soromenho Marques convidados de Pedro Abrunhosa e Paulo Mendes Pinto
Data
quarta-feira, 11 de janeiro de 2023
às 21:30
Palácio dos Aciprestes, Linda-a-Velha (Fundação Marquês de Pombal)
Entrada livre
No próximo dia dia 4 de janeiro, pelas 18h30, na Un. Lusófona, Lisboa (sala S.0.10), terá lugar a apresentação do livro “Religare: Religiões e Tradições Espirituais do Mundo” Por Guilherme d’Oliveira Martins.
Trata-se de um inovador trabalho, que reúne um vasto grupo de investigadores, fundamentalmente de Ciência das Religiões, da Un. Lusófona, que apresenta, de forma rigorosa e isenta, as principais e grandes tradições religiosas e espirituais do mundo.
Será para mim e para todos os colaboradores uma grande alegria poder contar com a sua presença, Paulo Mendes Pinto.
Esta comunicação apresenta, de modo extremamente sumário, sincronicidades entre o pensamento sufi de Ibn ‘Arabī e o xivaísta não-dual de Abhinavagupta a partir de alguns conceitos fundamentais para ambos, como a unicidade entre existência e consciência, a perplexidade e o amor como fundamentos da realidade.
Para isso colocamos os dois Grandes Mestres em diálogo imaginal, por um lado, pois nunca se conheceram, e factual, por outro, através de seus escritos. Ainda em fase inicial, este trabalho já demonstra a característica tântrica de Ibn ‘Arabī e o estado de “Luz sobre Luz” de Abhinavagupta, e permite abordagens co-referenciais na compreensão do trabalho tanto de um quanto de outro.
No contexto do Seminário Permanente de Estudos Islâmicos (Área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona – Linha de Investigação Herança e Espiritualidade Islâmica)
Coord. Fabrizio Boscaglia
Oradora
Doutora em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo; Mestre em Filosofia pela Universidade Católica de Curitiba; Bacharel em Comunicação/Jornalismo, Filosofia e Artes Plásticas; Pós-graduada em Ensino e Tradução; professora de Yoga e Yogaterapia, com formação em vários sistemas e diferentes países ao longo de mais de quarenta anos. Membro da MIAS-Latina (Ibn ‘Arabī Society).
Mais informações sobre o Seminário Permanente de Estudos Islâmicos