Skip to main content
universidade lusófona

Notícias

Palestra sobre Lisboa islâmica medieval - Com Paulo Almeida Fernandes (29 ago. '24)

Na quinta-feira dia 29 de agosto de 2024, às 18h (horário de Portugal continental), decorre a seguinte sessão do Seminário Permanente de Estudos Islâmicos dedicada ao tema:

Há 1000 anos, em al-Ushbūna: a cidade e os seus silêncios

Palestra com Paulo Almeida Fernandes (IHA-Universidade Nova de Lisboa, Museu de Lisboa)

Resumo

No século XII, Lisboa era uma cidade de fronteira, situada nos confins setentrionais de um império almorávida em declínio e na área de expansão natural do emergente reino de Portugal. Nos séculos imediatamente anteriores, a cidade crescera e afirmara-se como uma urbe plenamente islâmica, ainda que as marcas dessa trajetória sejam hoje difusas e difíceis de caracterizar. A herança islâmica de al-Usbuna (nome árabe da atual capital portuguesa) permanece por desvendar em grande medida e os vestígios postos a descoberto na colina do castelo e nos arrabaldes ocidental e oriental motivam mais perguntas do que fornecem respostas. Neste momento, far-se-á um ponto de situação atualizado sobre o conhecimento da cidade entre os séculos X e XII, das vozes e dos silêncios legados por aqueles distantes lisboetas de há mil anos. 

O orador

Paulo Almeida Fernandes (Lisboa, 1974) é doutorado em História da Arte pela Universidade de Coimbra, mestre em Arte, Património e Restauro e licenciado em História, variante de História da Arte, ambos pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É membro integrado do Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e colaborador do Instituto de Estudos Medievais e do Centro de Estudos em Arte, Arqueologia e Ciências do Património, da Universidade de Coimbra. É ainda membro do Comité Internacional de Especialistas do Caminho de Santiago (órgão consultivo da Xunta da Galiza). Desempenha atualmente funções de coordenação do serviço de Investigação e Inventário do Museu de Lisboa, onde trabalha desde 2016, e é Professor Auxiliar Convidado de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Para assistir

Via Zoom (link: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/88353084579)

A entrada à sessão é livre, sem inscrição.

O Seminário Permanente de Estudos Islâmicos decorre no contexto da Linha de Investigação Herança e Espiritualidade Islâmica da Área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona e está associado às atividades do novo centro de investigação LusoGlobe da Universidade Lusófona, contando, além disso, com as parcerias da Fundação Islâmica de Palmela e da MIAS-Latina.

Coord. Fabrizio Boscaglia: fabrizio.boscaglia@ulusofona.pt)

Não perca o capítulo de Paulo Mendes Pinto e Sofia Sousa Claro, sobre Portugal, no livro East Asian Religiosities in the European Union. Globalisation, Migration, and Hybridity

Não perca o capítulo de Paulo Mendes Pinto e Sofia Sousa Claro, sobre Portugal, no livro East Asian Religiosities in the European Union. Globalisation, Migration, and Hybridity (Laurence Cox, Ugo Dessì, Lukas K. Pokorny, eds.), editado na prestigiada editora Brill.
 
Abstract

With contacts spanning almost half a millennium, Portugal’s relationship with East Asia is almost exclusively one of trade. In addition to the low demographic presence of people from East Asia, especially Chinese citizens, there has been very little religious activity, and Chinese organisations are almost exclusively commercial in nature. Institutions, whether state or academic, with some cultural activity, either focus on tools for trade, especially language, or present culture as quite separate from religion. The few organised religious communities are small and recent. The vitality of Christian practice, whether Protestant or Catholic, stands out in both the Chinese and South Korean communities. Traditions from Japan are few in numbers.

Paulo Mendes Pinto e Sofia Sousa Claro, “Portugal", in Laurence Cox, Ugo Dessì, Lukas K. Pokorny (Eds.), East Asian Religiosities in the European Union. Globalisation, Migration, and Hybridity, Brill, 2024.

Veja mais em:https://brill.com/edcollchap/book/9783657794669/BP000022.xml