II Congresso Internacional 2021: Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania

II Congresso Internacional 2021: Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania

O objetivo do Congresso é promover a discussão e a reflexão sobre os problemas do Humanismo e da Cidadania. O Congresso centra-se nos desafios, oportunidades e ameaças de hoje. Discute as questões da (re)construção de cidadania plena no contexto dos problemas da sociedade de hoje e os impactos da pandemia por COVID-19 em diferentes esferas.

O II Congresso abordará várias expressões de Cidadania e Humanismo, focando-se nos Direitos Humanos nas mais diversas áreas temáticas: educação, ciência política, religião, desporto, intervenção social e comunitária, serviço social, entre outras.

 

O Congresso destina-se a cidadãos/ãs com consciência crítica, académicos/as, investigadores/as, educadores/as, docentes e alunos/as, gestores/as e diretores/as escolares, abrangendo todos os níveis do sistema educativo formal e contextos informais de ensino e aprendizagem. Como tal, é um espaço aberto de participação para todos/as os/as interessados/as em contribuir com as suas ideias, reflexões, estudos e propostas para ajudar a repensar um mundo marcado por incertezas.

As comunicações (orais ou posters) devem basear-se em trabalhos empíricos nas áreas temáticas do Congresso, associadas ao Humanismo, Direitos Humanos, Cidadania Global, Currículo e Educação para a Cidadania (formal, não formal e informal). Por exemplo, veja a lista de tópicos descritos abaixo.

Todos os textos completos validados e aceites serão publicados num e-book.

 

Lista de tópicos:

Cidadania e Desenvolvimento: Corpo, Género e Cidadania; Espaço e desenvolvimento sustentável; Globalização; Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; Refugiados e Migrantes; Pandemia por Covid-19 e efeitos sociais.

  • Direitos Humanos Fundamentais e Intervenção Social: Cidadania; Ciência cidadã; Capacitação; Justiça social; Intervenção social; Nacionalidade na União Europeia; Violência doméstica.
  • Educação e Inclusão: Desporto; Escola inclusiva; Flexibilidade curricular; Pandemia por Covid-19 e efeitos educativos; Práticas educativas e pedagógicas.
  • Política e Ideologia: Ciência Política; Cidadania; Etnopolítica da cidadania; Ideologias; Populismo; Segurança; Conhecimento
  • Religião: Confissões religiosas; Cultura; Ética; Fundamentalismo; Sistema de Poderes; Identidade.

 

Call for papers:

A submissão de resumos é feita exclusivamente através da plataforma Easychair. Se não tiver uma conta nesta plataforma, deve criá-la seguindo as instruções do site da plataforma.

 

Islamofobia – Palestra com AbdoolKarim Vakil (22 jul.)

ISLAMOFOBIA: EUROPA, MUÇULMANOS E RACISMOS

Palestra com AbdoolKarim Vakil (King’s College London)

Seminário Permanente de Estudos Islâmicos
(Área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona)

Quinta-feira dia 22 de julho às 18h (hora de Portugal continental)

Via Zoom, livre, aberto a todos (sem inscrição): https://videoconf-colibri.zoom.us/j/83658297381

APRESENTAÇÃO

Esta palestra visa introduzir temas e aspetos da Islamofobia no contexto europeu, com especial destaque para assuntos relacionados com o racismo. A palestra decorre em língua portuguesa e tem a duração de cerca de duas horas, incluindo um debate final.

O ORADOR

Abdoolkarim Vakil é professor de Estudos Portugueses e de História Contemporânea nos Departamentos de Estudos Espanhois, Portugueses e Latino Americanos, e de História, no King’s College da Universidade de Londres. A sua investigação incide principalmente sobre História Intelectual, Cultural e Politica, sécs. XIX a XXI, comunidades muçulmanas, Estudos Criticos muçulmanos e Islamofobia. Publicaçõees incluém os livros Thinking Through Islamophobia: Global Perspectives, co-organisado com Salman Sayyid (2011); Moçambique: Memória Falada do Islão e da Guerra (Almedina, 2010) em co-autoria com Fernando Amaro Monteiro e Mário Artur Machaqueiro (2011); e Al-Andalus in Motion: Travelling Concepts and Cross-Cultural Contexts, co-organisado com Julian Weiss e Rachel Scott (2021); e artigos como ‘Pensar o Islão: Questões coloniais, interrogações pós-coloniais’, Revista Crítica de Ciências Sociais (2004), ‘Questões Inacabadas: Colonialismo, Islão e Portugalidade’, in Fantasmas e Fantasias Imperiais no Imaginário Português Contemporâneo (2003), e ‘Eça e o Islão: Questões do Oriente/ Questões do Ocidente’, Camões. Revista de Letras e Culturas Lusófonas (2000), entre outros. AbdoolKarim é membro do corpo editorial da revista académica ReOrient: Journal of Critical Muslim Studies.

ORGANIZAÇÃO E CONTACTO

Fabrizio Boscaglia
(fabrizio.boscaglia@ulusofona.pt)

Linha de Investigação em Herança e Espiritualidade Islâmica (ULHT)

Partilhar no Facebook: https://fb.me/e/WZen2Sjc

Seminário Permanente de Estudos Islâmicos (2021)

CONVITE PARA LANÇAMENTO DE LIVRO online | 20 de Julho (terça-feira) |18H00

CONVITE PARA LANÇAMENTO DE LIVRO online | 20 de Julho (terça-feira) |18H00

 

Streaming na página de Facebook da Ciência das Religiões/Universidade Lusófona: https://www.facebook.com/Ciencia.das.Religioes

 

Título: Populismo religioso e secularização

Autores: José Brissos-Lino & Jorge Botelho Moniz

Editora: Edições Universitárias Lusófonas

Sinopse: O populismo político é uma realidade presente em muitas partes do mundo, tendo ganho novo fôlego nos últimos anos, também na Europa, onde era quase desconhecido desde o século XX, particularmente desde o período entre guerras. Mas será que se pode falar em populismo religioso, isto é, em populismo dentro das religiões. Será possível encontrar sinais idênticos ao populismo político no campo estritamente religioso?

Será o populismo religioso um sub-produto do populismo? Esta obra debruça-se ainda na investigação das origens do populismo religioso articulando-as com o advento da secularização e do secularismo e com a ideia de privatização da religião, contribuindo assim para uma reflexão mais vasta sobre a matéria, na esperança de enriquecer a respectiva discussão conceptual e epistemológica.

Apresentação: António Costa Pinto e Paulo Mendes Pinto

O novo número da Revista Mandrágora com um artigo da nossa Professora Lídice Meyer, intitulado “O Sagrado Feminino na Primavera Bíblica”.

O novo número da Revista Mandrágora com um artigo da nossa Professora Lídice Meyer, intitulado “O Sagrado Feminino na Primavera Bíblica”.

 

Leia e conheça sobre a relação entre a mulher e a fertilidade nos rituais de primavera desde os tempos imemoriais através do enfoque da antropologia bíblica no link abaixo:

https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/MA/article/view/1035982/7762

 

Área de Ciência das Religiões vai fazer Carta Religiosa de Odivelas

Área de Ciência das Religiões vai fazer Carta Religiosa de Odivelas

A Universidade Lusófona, através da Ciência das Religiões, assinou um protocolo com a autarquia de Odivelas com vista à elaboração de um levantamento e caracterização exaustiva da realidade religiosa deste que é, possivelmente, o concelho mais multicultural do país.
Esta recolha dará corpo a uma Carta Religiosa que recolherá a caracterização espacial e do edificado, assim como as atividades religiosas, sociais e educativas, procurando-se uma ampla compreensão das dinâmicas de cada comunidade.
No final, para além dos produtos mais diretos, como o inventário e um web site interativo, pretende-se criar uma dinâmica de diálogo cada vez mais sólida entre as comunidades e a autarquia.

NOVO: Atas / Anais do II Congresso Lusófono de Ciência das Religiões

Encontram-se disponíveis as Atas / Anais do II Congresso Lusófono de Ciência das Religiões.

A referência completa para os 3 volumes é:

Religião, Sociedade, Secularização na Contemporaneidade [Atas do II Congresso Lusófono de Ciência das Religiões: Histórias, Memórias, Narrativas – Ruturas, Violências, Fundamentalismos e Revoluções (Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa, 27, 28, 29 e 30 de Maio, 2017)], 3 vols. (Vol. 1: Religião, Sociedade, Secularização na Contemporaneidade; Vol. 2: Memória e Identidades; Vol. 3: Espiritualidades e Construções – Indivíduo e Ser). Direção Científica de Paulo Mendes Pinto. Edição de Gabriel Bogossian e Gonçalo Mendes Pinto, Lisboa, CICMER – Centro de Investigação em Cosmovisões e Mundivivências Espirituais e Religiosas, 2021.

VOL 1 – II Congresso Lusófono de Ciência das Religiões VOL 3 – II Congresso Lusófono de Ciência das Religiões VOL 2 – II Congresso Lusófono de Ciência das Religiões

Saiu o novo número da revista de Teologia AD AETERNUM

“Cristo e o Cristianismo” é o título do novo número da revista AD AETERNUM, publicada pelo Instituto de Cristianismo Contemporâneo/ Área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona e CICMER, e pode ser visualizada aqui: https://revistas.ulusofona.pt/index.php/adaeternum

 

Este número reúne um conjunto de interessantes artigos e temáticas diferenciadas, assim como as recensões críticas de duas obras recentemente publicadas em Portugal e Brasil.

 

AD AETERNUM apenas tem como limites o labor profícuo dos investigadores e a sua capacidade para transformar em texto e em debate a riqueza das suas pesquisas. De várias confissões, ou sem ela, todos são bem acolhidos, sem que nunca os critérios académicos sejam subalternizados.

 

Convidam-se investigadores, alunos e docentes a submeter os seus artigos na plataforma da revista.

 

Mestrado em Ciência das Religiões (Universidade Lusófona) | Candidaturas abertas para 2021/2022

Mestrado em Ciência das Religiões (Universidade Lusófona) | Candidaturas abertas para 2021/2022

O Mestrado em Ciência das Religiões, da Universidade Lusófona de Lisboa, obteve a “nota máxima” pela segunda vez na última avaliação da A3Es, a Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, em 2018.
Como a agência sublinhou então: “trata-se de uma área de estudos que investiga um campo extraordinariamente variado e extenso, o que explica as dificuldades lógicas de colocá-los em prática e que, ao mesmo tempo, respondem a uma demanda da sociedade contemporânea.” Pelo que “merece ser realçada a natureza não confessional do Ciclo de Estudos, requisito fundamental para uma abordagem científica do estudo da religião, que a distingue de outros programas confessionais.” Com efeito, a Área de Ciência das Religiões (ULHT) tem vindo a fazer um esforço contínuo no sentido de melhorar este mestrado cada vez mais, quer em termos curriculares quer no âmbito da investigação, com recurso a jornadas científicas, seminários, conferências, congressos, visitas de estudo e trabalhos de campo, mas também através da publicação de livros e revistas científicas.
Este mestrado tem vindo a suscitar um interesse crescente em candidatos de diversas proveniências nacionais, académicas, confessionais e profissionais, o que só enriquece a massa crítica deste ciclo de estudos.
Assim, convidamos todos os interessados a candidatarem-se para o ano lectivo de 2021/2022 desde já, tendo em conta o limite de vagas existente, através do link: https://www.ulusofona.pt/mestrados/ciencia-das-religioes

Sessão do Laboratório de Investigação sobre Esoterismo Ocidental | 23 de Junho (quarta-feira), às 21H00

Sessão do Laboratório de Investigação sobre Esoterismo Ocidental | 23 de Junho (quarta-feira), às 21H00

A próxima sessão do Laboratório de Investigação do Mestrado em Ciência das Religiões – “Religiões & Espiritualidades” – decorrerá no dia 23 de Junho (quarta-feira), às 21H00, onde o docente Rui Lomelino de Freitas discorrerá sobre o tema “Esoterismo Ocidental: Definições e Enquadramento de uma área Fundamental”.

O Mestrado em Ciência das Religiões mantém um espaço destinado aos alunos, docentes e investigadores, a funcionar mensalmente no Zoom, sendo coordenado pelo Prof. José Brissos-Lino, em parceria com o CICMER (Centro de Investigação em Cosmovisões e Mundivivências Espirituais e Religiosas).

Trata-se dum espaço de informalidade, composto por um primeiro tempo em que um orador fará a exposição de temática ligada a uma investigação realizada ou em curso, durante cerca de 20 minutos e um segundo período composto por diálogo e intercâmbio de experiências com uma audiência interessada, através de achegas, comentários e perguntas.

Pretende-se que este espaço seja dinâmico e cumpra funções de formação, debate, reflexão crítica e partilha de saberes e experiências para estudiosos e investigadores.

Convidam-se todos os alunos de Ciência das Religiões (actuais e antigos) e outros interessados a participar nesta sessão, na sala de videoconferências do Zoom, que pode ser acedida através deste link: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/89050257280?pwd=blg4NDRhZ2pQck9DTUppQ3QxQS9vdz09

 

As traduções do Alcorão na língua portuguesa (18 jun. 2021)

AS TRADUÇÕES DO ALCORÃO NA LÍNGUA PORTUGUESA
Palestra com Mostafa Zekri
(sexta-feira 18 de junho, 18h30, via Zoom)
Terceira palestra do Seminário Permanente de Estudos Islâmicos, organizado pela linha de investigação Herança e Espiritualidade Islâmica da Universidade Lusófona.
Nesta sexta (18 jun.) às 18h30 via Zoom.
Entrada livre (sem inscrição).⁣
➡ Partilhar no Facebook: https://fb.me/e/bm6LkhIe8

RESUMO⁣

Objetivo desta palestra é apresentar, de um ponto de vista dos estudos árabes e islâmicos, a história das traduções do Alcorão para a língua portuguesa. Serão abordadas as várias traduções e interpretações, realizadas em Portugal, no Brasil e no resto do mundo lusófono, do livro sagrado do Islão, revelado em árabe por Muhammad (Maomé) no século VII. Serão apresentados os contextos históricos, culturais e biobibliográficos em que as traduções surgiram pelos vários tradutores envolvidos. Será abordada criticamente, e do ponto de vista hermenêutico-religioso, a questão linguística e da “não traduzibilidade” do Alcorão.⁣

O ORADOR⁣

Mostafa Zekri é doutorado em Antropologia Social e História pela École de Hautes Études en Sciences Sociales de Paris (EHESS), é atualmente Professor Associado no Instituto Superior Teixeira Gomes (ISMAT – Grupo Lusófona), investigador integrado no Centro de História d’Aquém e d’Além-Mar (CHAM) da Universidade Nova de Lisboa e membro do Conselho Geral do Centro de Estudos Luso-Árabes de Silves (CELAS).⁣

ORGANIZAÇÃO E CONTACTO⁣

Fabrizio Boscaglia
fabrizio.boscagli@ulusofona.pt

“Adversidade, Emoções e Espiritualidade” será o tema da II Conferência Internacional de Psicologia da Religião e Espiritualidade

“Adversidade, Emoções e Espiritualidade” será o tema da
II Conferência Internacional de Psicologia da Religião e Espiritualidade

A Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração (FCSEA) e a Escola de Psicologia e Ciências da Vida (EPCV) da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias organizam a II Conferência Internacional de Psicologia da Religião e Espiritualidade, que decorrerá a 20 de Novembro de 2021, no sistema online.
O tema da Conferência será “Adversidade, Emoções e Espiritualidade”, e tem como objectivo a partilha e discussão de trabalhos científicos nesta área, quer efectuados no âmbito da Psicologia, quer de outras áreas de conhecimento que possam trazer um contributo a esta temática.
Desta forma, estimulamos a submissão de comunicações orais, sendo que o respectivo resumo deve ser enviado até ao dia 30 de setembro para o seguinte endereço de email: barbara.gonzalez@ulusofona.pt devendo conter o título da comunicação, nome completo dos autores e respetiva afiliação, e endereço de mail para correspondência.
O resumo deverá conter o enquadramento teórico, a metodologia, os resultados e discussão dos mesmos (caso se trate de um trabalho empírico). Excepcionalmente poderão ser aceites trabalhos ainda em curso, devendo conter o enquadramento teórico e a metodologia.
A decisão será comunicada aos autores até 15 de Outubro.
Mais informações aqui:
https://psicologiadareligiaoeespiritualidade.wordpress.com/

Seminário Permanente de Estudos Islâmicos | Quinta-feira dia 20, às 18h

Nesta quinta às 18h (hora de Lisboa), o Sufismo de Ibn ‘Arabī apresentado pelo professor Pablo Beneito, um dos maiores especialistas da obra do grande místico e metafísico do al-Andalus. No nosso Seminário Permanente de Estudos Islâmicos, coordenado pelo professor Fabrizio Boscaglia. Participação livre, sem inscrição. Via Zoom.⁣
RESUMO⁣
Esta comunicação visa introduzir alguns aspetos do Sufismo de Muḥyīddīn Ibn ‘Arabī, «o Mestre Maior» (ash-Shaykh al-Akbar) da Mística e da Metafísica Islâmica, nascido em Múrcia, no al-Andalus, em 1165 EC. Particular atenção é dada ao simbolismo esotérico e a aspetos da mística visionária na sua obra e no seu legado.⁣
O ORADOR⁣
Pablo Beneito Arias é professor catedrático no Departamento de Tradução e Interpretação da Universidade de Múrcia. Doutor em Filologia e Estudos Árabes e Islâmicos pela Universidade Complutense de Madrid, é um dos maiores tradutores e especialistas internacionais nos estudos académicos sobre Ibn ‘Arabī, sendo, além disso, coordenador da Ibn ‘Arabī Society Latina (MIAS-Latina).

II Congresso Internacional de Cristianismo Contemporâneo ainda será online

II Congresso Internacional de Cristianismo Contemporâneo ainda será online

Caros docentes, alunos, investigadores e demais interessados:
Tal como está previsto, o II Congresso Internacional de Cristianismo
Contemporâneo realiza-se de 20 a 22 de Setembro de 2021 dedicado à
temática “Antigas questões, novos desafios”, e destina-se a incentivar a
investigação científica e sua partilha de resultados na área da religião e
espiritualidade cristã, na especificidade dos vários ramos da fé e vivências,
assim como no âmbito da sua relação com outras experiências e expressões
religiosas, sendo um evento de natureza estritamente académica e não
confessional. O congresso é promovido pelo Instituto de Cristianismo
Contemporâneo (Ciências das Religiões/Universidade Lusófona, Lisboa).
Devido à persistência da pandemia os trabalhos terão de decorrer
totalmente por via online, através da plataforma Zoom. Deste modo
reduzimos o custo de participação e decidimos estender até ao dia 31 de
Julho o call for papers para submissão de propostas de comunicação que
encorajamos todos os docentes, alunos e investigadores a enviar.
Toda a informação consta aqui:
https://1cZkNyCB1s8Phto5q6MSST357p1xrp1raneo.wordpress.com/
As inscrições podem ser efectuadas aqui:
https://1cZkNyCB1s8Phto5q6MSST357p1xrp1raneo.wordpress.com/comis
sao-organizadora/

Jornadas do ICC dedicadas à violência em contexto religioso

Jornadas do ICC dedicadas à violência em contexto religioso

Realizam-se no próximo sábado, dia 8, as VII Jornadas de Cristianismo
Contemporâneo com a presença de oradores de Portugal e do Brasil.
O tema é “Fé e Violência” e será tratado por um conjunto de
investigadores, juristas, constitucionalistas, teólogos e especialistas em
Ciência das Religiões, que abordarão a temática da violência nas suas
diferentes dimensões e na relação com os textos bíblicos e a história do
cristianismo, desde a violência doméstica aos conflitos armados.
O programa inclui ainda uma mesa-redonda com todos os oradores na
abordagem à questão “Como sobreviver num mundo violento?”
O evento, que é promovido pelo Instituto de Cristianismo Contemporâneo e
o CICMER (centro de investigação da Área de Ciência das Religiões da
Universidade Lusófona) decorrerá online e pode ser acompanhado em
directo na página de Facebook da Ciência das Religiões.
https://iccontemporaneo.wordpress.com/2021/05/05/jornadas-do-icc-
dedicadas-a-violencia-em-contexto-religioso/

Live com Paulo Mazarem | TEO CONVERSAS (Sessão Nº. 13) |6 de Maio, às 22H00

Live com Paulo Mazarem | TEO CONVERSAS (Sessão Nº. 13) |6 de Maio, às 22H00

A próxima sessão das TEO CONVERSAS tem como convidado Paulo
Mazarem. Vai ter lugar no dia 6 de Maio, quinta-feira, às 22H00 (em
Lisboa) e 18H00 (em Brasília), e está convidado/a para assistir às
mesmas.
Estas lives periódicas no Zoom são promovidas pela revista científica de
Teologia AD AETERNUM e pelo Instituto de Cristianismo
Contemporâneo, e podem ser visualizadas em directo através do portal da
Ciência das Religiões da Universidade Lusófona no Facebook:
https://www.facebook.com/Ciencia.das.Religioes
A AD AETERNUM apenas tem como limites o labor profícuo dos
investigadores e a sua capacidade para transformar em texto e em debate a
riqueza das suas pesquisas. De várias confissões, ou sem ela, todos são bem
acolhidos, sem que nunca os critérios académicos sejam subalternizados.
Em cada uma destas sessões quinzenais, que são dirigidas pelo Prof. José
Brissos-Lino, teremos um/a convidado/a, de modo a desenvolver uma
conversa de cerca de 50 minutos sobre temáticas teológicas.

Redes Sociais