Notícias
A diáspora árabe no Brasil - Palestra com Alberto Sismondini (27 mar. '25)

Na quinta-feira dia 27 de março de 2025, às 18h (horário de Portugal continental), decorre a primeira sessão do Seminário Permanente de Estudos Islâmicos dedicada ao tema: Aspetos literários e culturais da diáspora árabe no Brasil.
Palestra com Alberto Sismondini (CLP-Universidade de Coimbra)
Resumo
Desde o final do século XIX, milhares de emigrantes libaneses percorreram a costa brasileira, estabelecendo-se nos lugares mais remotos daquele imenso país. A sociedade brasileira adquiriu assim, para além dos vários substratos europeus, africanos e indianos, também o do "Oriente" mediterrânico, o que levou imediatamente ao nascimento de uma produção literária florescente. É relativamente grande o número de escritores pertencentes a esta comunidade, cujos descendentes atingiram o considerável número de cerca de seis milhões de indivíduos. Entre eles, os escritores Milton Hatoum, Salim Miguel, Raduan Nassar, Michel Sleiman, Carlos Nejar e Waly Salomão.
O orador
Alberto Sismondini concluiu o Doutoramento em "Letteratura Comparata e Traduzione del Testo Letterario" em 2006 pela Università degli Studi di Siena, Licenciatura em "Lingue e Letterature Straniere Moderne" em 1993 pela Università degli Studi di Genova e Pos-Graduação em "Letteratura Comparata e Traduzione del Testo Letterario" em 2002 pela Università degli Studi di Siena. É Professor Auxiliar na Universidade de Coimbra . Publicou artigos em revistas especializadas, assim como capítulos de livros e livros nas seguintes áreas de investigaçãõ: poética do espaço; Soeiro Pereira Gomes; Contos vermelhos; Literatura Brasileira; João Maria Vilanova; Autores brasileiros de origem árabe; Imagologia; Antônio Alcântara Machado.
Para assistir
A entrada à sessão é livre, sem inscrição.
O Seminário Permanente de Estudos Islâmicos decorre no contexto da Linha de Investigação Herança e Espiritualidade Islâmica da Área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona e está associado às atividades do novo centro de investigação LusoGlobe da Universidade Lusófona, contando, além disso, com as parcerias da Fundação Islâmica de Palmela, da Biblioteca Nacional de Portugal e da MIAS-Latina.
Coord. Fabrizio Boscaglia: fabrizio.boscaglia@ulusofona.pt)